Paraná começa vacinação contra rubéola e poliomielite
08-08-2008 18:59
Paraná começa vacinação contra rubéola e poliomielite.fOTO:SECS
Começa neste sábado (9) a Campanha Estadual de Vacinação contra rubéola e a segunda etapa da Campanha contra poliomielite, em todos os postos de saúde do Estado. A abertura oficial será em Apucarana, norte do Estado, e contará com a presença do secretário da Saúde, Gilberto Martin; do diretor-geral da Secretaria, André Pegorer; e do superintendente de Vigilância em Saúde, José Lúcio dos Santos. “Sábado será o dia da família cuidar da saúde. Os adultos com a vacinação contra a rubéola e as crianças que devem receber a segunda dose da poliomielite”, disse Martin.
A campanha de vacinação da rubéola conta reforço extra. Os três clubes de futebol da capital, Atlético Paranaense, Coritiba e Paraná Clube, estão apoiando a campanha e a divulgam durante os jogos do Campeonato Brasileiro, das séries A e B. O Paraná iniciou a série contra o Gama, na última terça-feira, em seguida, na quarta-feira, foi o Atlético Paranaense, contra o Náutico e o Coritiba fecha a série no domingo, contra o Sport de Recife no Couto Pereira. “Esperamos que, com isso, seja possível atingir, ou até mesmo ultrapassar, a cobertura vacinal de 95% da população adulta”, ressalta Martin.
A meta é imunizar 3,5 milhões de pessoas – entre 20 e 39 anos. Em 2007, o maior número de casos foram registrados em homens, por isso, a divulgação foi intensificada para esse público. Entretanto, a maior preocupação é o contágio durante a gestação, uma vez que a rubéola desencadeia a Síndrome da Rubéola Congênita (SRC). Doença que provoca má formação no feto, tais como surdez, cegueira ou glaucoma.
Além disso, a campanha de vacinação contra rubéola integra o compromisso assumido em 2003, quando o Brasil e os demais países da América do Sul, estabeleceram a meta de eliminar a rubéola e a SRC até 2010.
POLIOMIELITE – Para a segunda etapa de vacinação da poliomielite, estão disponíveis 1,5 milhão de doses da vacina Sabin. As duas gotinhas devem ser tomadas por crianças até cinco anos. A primeira etapa de vacinação atingiu 97,71% das 818.458 crianças do Estado. Quanto maior a cobertura vacinal, menor a probabilidade de ocorrer à circulação do vírus e, com isso, evitar o reaparecimento da doença, erradicada há 22 anos.
Serviço: Vacinação em todos os postos de saúde.
Pólio – 9 de agosto
Rubéola – 9 de agosto a 12 de setembro
Agência Estadual de Notícias