Saúde

Paraná é o segundo estado em morte pela Gripe A
14-08-2009 20:15

Até o fechamento desta edição (ontem à noite, dia 13), o estado do Paraná contabilizou 59 mortes pela “gripe suína” (Gripe A, Influenza A, H1N1), num total de 1148 casos de suspeita. Só na região de Curitiba foram 32 mortes, num total de 706 casos de suspeita, o maior do estado. As mortes ocorreram entre os dias 14 de julho e na última segunda-feira (10). Com estes índices, o Paraná ultrapassa o Rio Grande do Sul (55 mortes), ficando atrás apenas de São Paulo (111 casos de óbito).

Das 19 mortes confirmadas no último boletim, desta quarta-feira (12), seis ocorreram na região de Curitiba, três na região de Maringá, dois na região de Toledo, dois na região de Pato Branco, dois na região de Cianorte, dois na região de Cascavel, um na região de Apucarana e um na região de Campo Mourão. Há ainda 2.315 amostras aguardando análise laboratorial e 1.537 tiveram resultado negativo para a nova gripe.

SÃO JOSÉ DOS PINHAIS EM ALERTA:

Em reunião extraordinária ontem (130 a prefeitura de São joséd os Pinhais decidiu pela prorrogação das aulas para o dia 24. As escolas particulares, bem como as faculdades, após reunião com o sindicado na tarde de quarta-feira (12), voltam às atividades em sala na próxima segunda-feira (17).

Todas as atividades e eventos municipais agendados para este mês foram cancelados (incluindo a Festa do Pinhão, marcada para este final de semana). Atividades dos Centros Comunitários e Esportivos, CRAS, cursos e até mesmo o Festival de Rock foram transferidos.

PROFESSORAS E ALUNAS GRÁVIDAS ESTÃO DISPENSADAS DE RETORNO ESCOLAR:

Professoras e alunas grávidas da rede estadual da educação estão dispensadas de comparecer às escolas no retorno às aulas na segunda-feira (17). A decisão é da Secretaria de Estado da Educação (Sesa), anunciada na tarde desta quinta-feira (13). Cerca de 1,4 milhão de estudantes da rede estadual de ensino retornam às aulas nas cerca de 2.500 escolas da rede estadual.

“As gestantes, sejam elas profissionais ou estudantes, devem ser orientadas sobre todos os cuidados necessários para a prevenção e, caso seja necessário, devemos encontrar alternativas de trabalho e estudo para não colocá-las sob risco de contaminação da doença”, descreve a nota oficial da Sesa.

Os alunos receberam maiores informações sobre prevenção da gripe A (H1N1), diz a Sesa. Um audiovisual em linguagem simples será apresentado aos estudantes, bem como material informativo para ser levado para casa. Entre as medidas para ajudar a evitar a doença estão lavar as mãos frequentemente; cobrir o rosto com um lenço ao tossir ou espirrar; usar máscaras, no caso de pessoas gripadas; higienizar superfícies, como mesas, maçanetas e telefones. É aconselhável também manter distância ao conversar com outras pessoas, principalmente porque o vírus pode ser projetado até dois metros de distância.

SECRETARIA DE SAÚDE NÃO VÊ NECESSIDADE DE FECHAMENTO DO COMÉRCIO:

O secretário Estadual de Saúde, Gilberto Martim, afirmou que não há necessidade de fechamento do comércio como medida de prevenção à nova gripe. “Precisamos aprender a conviver com essa realidade. Não temos como parar tudo, deixar de fazer tudo. É necessário agir com firmeza e serenidade”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Gilberto Martin.

De acordo com ele, ainda não há a necessidade de fechar o comércio, bancos ou supermercados, além de deixar de ir a esses locais. Porém, deve-se evitar aglomerações em locais pouco ventilados.


Regionais de Saúde (RS) com casos confirmados:

1ª RS (Paranaguá) - 21 casos
2ª RS (Curitiba) - 706 casos
3ª RS (Ponta Grossa) – 25 casos
4ª RS (Irati) – 10 casos
5ª RS (Guarapuava) – 4 casos
6ª RS (União da Vitória) – 10 casos
7ª RS (Pato Branco) – 9 casos
8ª RS (Francisco Beltrão) – 5 casos
9ª RS (Foz do Iguaçu) - 67 casos
10ª RS (Cascavel) – 20 casos
11ª RS (Campo Mourão) – 22 casos
12ª RS (Umuarama) - 7 casos
13ª RS (Cianorte) - 25 casos
14ª RS (Paranavaí) – 12 casos
15ª RS (Maringá) – 27 casos
16ª RS (Apucarana) – 16 casos
17ª RS (Londrina) – 87 casos
18ª RS (Cornélio Procópio) - 38 casos
19ª RS (Jacarezinho) – 16 casos
20ª RS (Toledo) – 12 casos
21ª RS (Telêmaco Borba) – 6 casos
22ª RS (Ivaiporã) - 3 casos

Fonte: Sesa - Dados consolidados em 11/08/09 às 22h.



Publicado: GuiaSJP.com - Texto de Antonio Bobrowec (Reprodução autorizada mediante citação do GuiaSJP.com)
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado