Saúde

Paraná lança campanha de vacinação para idosos
25-04-2009 15:15

O secretário da Saúde, Gilberto Martin, lançou neste sábado (24), em Londrina, a Campanha de Vacinação do Idoso 2009. O objetivo é imunizar 915 mil pessoas com mais de 60 anos contra o vírus influenza, causador da gripe. São 2.580 unidades de saúde, em todo o Paraná, preparadas para vacinar gratuitamente os idosos.

“É preciso envelhecer com qualidade de vida. Tomando esta vacina, as pessoas acima de 60 anos garantem uma proteção eficaz contra a gripe, que é a porta de entrada de outras complicações para os idosos, como a pneumonia, por exemplo”, destaca Martin, que também é médico geriatra. Ele pediu a todos que se encontram nessa faixa etária que tomem a vacina e avisem amigos e parentes que também o façam.

Arminda de Jesus Dias, 76 anos, toma a vacina todos os anos desde que houve a primeira campanha e era uma das que esperavam a abertura da campanha. “Venho todos os anos, porque desde que comecei a me vacinar ficou bem mais difícil pegar gripe. Ano passado, por exemplo, eu não peguei gripe nenhuma vez”, relata.

Para o prefeito da cidade, José Roque Neto (Padre Roque), a ação é mais uma dentre muitas que visam proporcionar melhorias na saúde dos idosos. “Toda política pública, seja ela de iniciativa federal, estadual ou municipal, que pudermos aplicar em Londrina, em especial pelos idosos, estaremos fazendo”, enfatiza.

IMUNIDADE – Estudos apontam que pessoas idosas estão mais vulneráveis às doenças pulmonares agudas. A eficácia da vacina em pessoas saudáveis chega a 90%. Estudos nacionais e internacionais apontam que a vacinação garante redução de 50% em doenças relacionadas a gripe e 32% em internações por epidemia. Entretanto, a vacinação deve ser anual, já que a cada ano o vírus da gripe se modifica e a vacina também.

Algumas pessoas, após tomar a vacina, podem apresentar dor leve e pequena vermelhidão no local da aplicação, mas os sintomas desaparecem entre 24 e 48 horas. Porém, não existe risco de contrair a gripe ao tomar a vacina, já que o medicamento é composto apenas por fragmentos do vírus morto. Além da gripe, os idosos poderão receber as vacinas antipneumocóccica e dupla bacteriana tipo adulto, contra tétano e difteria. A campanha termina no dia 8 de maio.

A meta do Paraná é vacinar 912 mil idosos, o que corresponde 80% da população nessa faixa etária. Desde a criação da campanha, em 1999, o Paraná sempre manteve a cobertura vacinal acima dos 75%.

AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado