Saúde

Paraná prepara mobilização contra a dengue
28-01-2009 11:12

Diretores de regionais de Saúde e secretários municipais reuniram-se nesta terça-feira (27), em Curitiba, para discutir as ações do Dia Estadual de mobilização contra a dengue. A data, marcada para sexta-feira (30), terá como tema “2009 sem dengue” e tem como objetivo estimular mobilização popular e de órgãos públicos para combater o mosquito transmissor da doença.

O dia será marcado pela distribuição de folhetos educativos, exibição de vídeos, organização de palestras, carreatas e atividades para chamar atenção da população em todo Paraná. O secretário da Saúde, Gilberto Martin, enfatizou a importância de dar continuidade ao combate à doença. “A redução de 97% obtida em 2008 só foi possível devido ao trabalho conjunto desenvolvido em todo Estado por meio de ações estaduais e municipais e com todos os segmentos da sociedade. O desafio para 2009 é manter esses índices baixos e para isso contamos com o apoio de cada um dos municípios”, destacou Martin.

Uma das preocupações da Secretaria da Saúde é que com a eleição de novos prefeitos e a troca de gestão municipal corre-se o risco de ocorrer uma interrupção no trabalho que tem sido desenvolvido na área de saúde. Para que isso não aconteça, é preciso que os novos gestores iniciem a administração intensificando as ações de combate ao mosquito aedes aegypti, vetor da dengue. “A única vacina que temos contra a dengue é o combate do mosquito transmissor. Para conter sua proliferação precisamos mobilizar todas as esferas da sociedade e a população sobre os cuidados para evitá-lo”, acrescentou o secretário.

Uma das propostas para chamar atenção para doença é pontuar as datas de mobilização entre o Estado e os municípios, tornando as ações mais efetivas. Para inicio deste ano, além do Ano-Novo sem dengue, já estão agendadas ações para o Carnaval e para o retorno às aulas. Outras datas como estas serão marcadas no decorrer de 2009 com o mesmo propósito, assim como em 2008 foi realizado o Natal sem dengue.

“Nesses dias pretendemos reunir esforços e envolver todas as prefeituras incluindo a participação de outras Secretarias como a da Educação e de Obras e demais entidades sociais que possam colaborar com a mobilização” diz José Lucio dos Santos, superintendente de vigilância em saúde.

Para o diretor da 12a Regional de Saúde, Armando Cerci Júnior, o incentivo do Estado e a tentativa em unir forças contra a doença é o caminho para alcançar resultados efetivos. “Especialmente nesse momento de transição administrativa precisamos procurar sensibilizar os novos prefeitos para que eles participem das ações de prevenção. Na regional de Umuarama que é particularmente uma região de fronteira com o Mato Grosso do Sul e Paraguai e que possui clima quente e chuvoso precisamos estar alertas e dar continuidade às ações de combate ao mosquito” ressalta.

Da mesma forma, o secretário municipal e presidente do Conselho Regional de Secretários Municipais de Saúde, Ronaldo Olmo, de Cafezal do Sul, concorda que a parceria entre os municípios e o Estado é fundamental para fortalecer o combate. Ele confirma a participação do seu município nos dias de mobilização assim como nas cidades vizinhas.

DADOS - Dados preliminares da Coordenação Estadual de Combate à Dengue apontam que no Paraná foram investigadas mais de 17 mil notificações de dengue em 2008, foram confirmados 957 casos da doença, sendo 81,7% (782 casos) autóctones – detectada no mesmo local (município de residência), onde ocorreu a transmissão. A OMS preconiza que a letalidade por dengue hemorrágica deve ser inferior a 1%. Dados preliminares apontam que o Brasil em 2008 apresentou letalidade de 3%. Já no Paraná esse índice foi de 0%, pois não ocorreu nenhum óbito.


Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado