Saúde

Paraná registra terceiro ano consecutivo de aumento na doação de órgãos
05-02-2009 18:32

Pelo terceiro ano consecutivo, em 2008 o Paraná apresentou um aumento significativo no número de doações de órgãos e tecidos. Dados da Central Estadual de Transplantes (CET) apontam que desde 2006 as doações cresceram 47,63%, de 949 para 1.401. “Os números indicam que as pessoas estão compreendendo a importância da doação de órgãos e tecidos. Esperamos que no próximo ano esses números cresçam ainda mais. Para isso são necessárias campanhas permanentes de esclarecimento e conscientização sobre a importância das doações”, diz a diretora da CET, Jussara de Freitas Trancoso.

A CET conta com o trabalho das Comissões Intra-hospitalares de Captação de Órgãos e Tecidos para Transplantes nos Hospitais, que são responsáveis pela busca de doadores. O Governo do Estado disponibiliza carro equipado e, quando necessário, transporte aéreo. Estas medidas agilizam o transporte de órgãos e tecidos, evitando perdas. Outra medida importante foi à criação de quatro Bancos de Tecidos Oculares Humanos em Maringá, Cascavel, Curitiba e Região Metropolitana. A medida contribuiu para o aumento de captações e transplantes de córneas.

O Paraná tem 50 hospitais credenciados para realização de transplantes. Em 2008, 1.401 pessoas foram beneficiadas por doações. O maior número de procedimentos foi de córneas – aproximadamente 1.000 transplantes realizados. Na fila de espera por um órgão há mais de 4 mil pessoas.

Órgãos que podem ser doados e tempo para retirada e preservação

Órgão/Tecido Tempo máximo para retirada Tempo máximo para preservação
Córneas 6h após PCR 7 dias
Coração Antes da PCR 4 a 6 horas
Pulmões Antes da PCR 4 a 6 horas
Rins Até 30 minutos pós PCR Até 48 horas
Fígado Antes da PCR 12 a 24 horas
Pâncreas Antes da PCR 12 a 24 horas
Ossos Até 12 horas pós PCR Até 5 anos
Válvulas Cardíacas Até 12 horas Até 5 anos

· PCR – Parada Cardio Respiratória

Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado