Saúde

Paraná se une à Pastoral da Sobriedade na prevenção à droga e recuperação de dependentes
04-10-2009 13:40

O vice-governador Orlando Pessutti participou neste sábado (3) no Canal da Música, em Curitiba, do Encontro Sul-brasileiro de Prevenção ao Uso de Drogas e Recuperação da Dependência Química. O encontro, que reuniu cerca de 200 pessoas dos três estados do Sul, foi uma oportunidade para motivar e discutir as ações do “Programa da Vida”, um projeto instituído pela Pastoral da Sobriedade.

“Nós governantes precisamos de parcerias como esta, que identificam quais são as falhas que estão ocorrendo na sociedade, para que possamos corrigir os rumos e trabalhar por um estado livre desse mal que são as drogas. Estamos abertos para ouvir sugestões e críticas, que contribuam com a luta para livrar todos os paranaenses das drogas”, destacou Pessutti.

Para o fundador da Pastoral da Sobriedade, o bispo Irineu Danelon, o objetivo do encontro é motivar dependentes químicos, familiares e agentes que trabalham diretamente no projeto por meio de palestras e trocas de experiências que possam ajudar na luta contra as drogas. “Este encontro faz parte de um objetivo maior da Pastoral que é articular todas as forças da sociedade para ajudar a libertar as pessoas do álcool, das drogas e de outros vícios”, explica.

Ele conta que o projeto nasceu a partir da sua indignação diante da morte de seus dois sobrinhos devido ao uso de drogas. “A partir deste momento percebi que não podia mais ficar parado e precisava fazer algo que pudesse ajudar pessoas que enfrentam problemas com drogas”, completa.

ORIGEM - Foi no interior de São Paulo, há 11 anos que ocorreu então a primeira reunião que deu origem a Pastoral. “Hoje já temos mais de 1.200 grupos de auto-ajuda no Brasil e só este ano mais de 3 milhões de pessoas já passaram por nossos grupos”, informa.

O carro-chefe da Pastoral é o Programa da Vida que reúne semanalmente, nas paróquias, familiares e dependentes químicos para realizar um trabalho específico de prevenção e tratamento. “Propomos um programa de vida a partir do evangelho. Formamos agentes que se reúnem uma vez por semana para dar orientações que ajudem familiares e dependentes a saírem das drogas, e terem suas vidas e famílias restauradas”, destaca o padre João Ceconello, da paróquia Cristo Redentor, a primeira especifica para atendimento de dependes químicos e seus familiares.

Ele explica que o projeto é composto por 12 passos e funciona de forma cíclica. “Ao chegar ao fim do projeto, os participantes deve iniciar novamente o primeiro passo para que não haja recaída e ele esteja sempre sendo acompanhado. Lembramos ainda que é importante que toda a família participe e se envolva, pois a recuperação não apenas do dependente mas de todos que se relacionam com ele, que devem saber lidar com os problemas que precisam ser enfrentados”, ressalta.

TRABALHO GRATIFICANTE - Para Clodoaldo Donizate Ferreira, agente há seis anos na paróquia de Pinhais e participante do encontro deste sábado, o trabalho de ajudar na recuperação de vidas é muito gratificante. “Temos conseguido muitos resultados nestes anos de luta e é muito bom ver as pessoas se recuperando e encontrando o caminho certo”, disse.

Uma das vidas restauradas com a ajuda do programa foi a de Marcos Roberto Xavier, de 34 anos, ex-usuário de álcool e drogas. Ele relata que no começo teve muita resistência a participar do grupo, mas começou a frequentar devido à insistência de sua esposa. “Encontrei no grupo de auto-ajuda o alicerce que eu precisava para me apoiar. Eu tinha vontade de parar com as drogas, mas não achava que eu seria capaz e o grupo foi o caminho e o apoio que eu precisava para me libertar.”

MAIS INFORMAÇÕES
- Para pessoas que desejam participar dos grupos de auto-ajuda: (41) 3339-1113. Neste número, a pessoas recebera orientações de qual a paróquia mais próxima que possui os grupos de auto-ajuda e quais os horários das reuniões.
- Sobre a Pastoral da Sobriedade: www.sobriedade.org.br
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado