Saúde

Plano de Contingência para Epidemia de Dengue deve ser apresentado até 15 de janeiro
11-12-2009 15:28

Os municípios que ainda não elaboraram o Plano de Contingência para Epidemia de Dengue têm prazo até o dia 15 de janeiro de 2010 para fazê-lo. Foi o que ficou decidido na reunião técnico-operacional, realizada nesta semana, em Curitiba, entre os técnicos do Programa de Controle da Dengue da Secretaria da Saúde, representantes das 22 Regionais de Saúde e os gestores dos programas de controle da dengue nos municípios sede.

“O objetivo é orientar os municípios para que elaborem seus planos de contingência, incluindo assistência à saúde, controle do mosquito transmissor da dengue e a vigilância dos casos, entre outros aspectos. Isto evitará que o município seja pego de surpresa no caso de epidemia”, explicou o superintendente de vigilância em saúde, José Lucio do Santos.

Os municípios que ainda não elaboraram o plano têm prazo até 15 de janeiro, e os que já tem, como por exemplo, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu, devem aprimorá-lo, aplicando o Guia para Elaboração de Plano de Contingência para Epidemia de Dengue. Este guia foi elaborado em 2009 pela equipe da Divisão de Doenças Transmitidas por Vetores e lançado no Seminário da Dengue, realizado em Foz do Iguaçu, nos dias 9, 10 e 11 de novembro. “Muitos municípios argumentavam que não tinham um plano de contingência por que não sabiam como elaborá-lo. Agora eles terão um modelo a seguir”, explicou Santos.

Os técnicos da Secretaria da Saúde aproveitaram a oportunidade para realizar uma análise detalhada da situação epidemiológica atual e das ações desenvolvidas durante o ano todo. Também foi abordada a importância do fortalecimento das equipes municipais nas ações de controle da dengue e programaram atividades a serem desenvolvidas de acordo com o programa estadual.


Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado