Saúde

Prefeitura de São José dos Pinhais realiza campanha contra febre aftosa
29-04-2008 12:05

A vacina contra a febre aftosa é disponibilizada gratuitamente pela Prefeitura de São José dos Pinhais, no entanto, é de responsábilidade dos criadores realizar a aplicação


Começa na próxima segunda-feira, dia 5 de maio, em São José dos Pinhais, a campanha de vacinação contra a Febre Aftosa no município. De acordo com o chefe da divisão de pecuária de São José dos Pinhais, Cleverson Fogiatto, a expectativa é que 12 mil animais sejam vacinados.

A Febre Aftosa é uma doença altamente contagiosa causada por vírus que ataca bovinos, suínos, cabras, ovelhas, búfalos e o próprio homem. A contaminação é feita pelo ar, água, alimentos e pelo contato com animais doentes ou que já tiveram a doença.

Os principais sintomas da doença são: febre alta, feridas nos cascos e aftas na língua, lábios e gengiva o que acaba ocasionando perda na produtividade.

Por isso, a principal forma de prevenção da doença é a vacinação. “É importante que todos os pecuaristas vacinem seu rebanho, pois caso haja um foco da doença no município ele irá trazer prejuízos para a economia de todo o estado com o embargo das exportações”, explica Cleverson.

Em São José dos Pinhais desde 2005, as vacinas são disponibilizadas gratuitamente pela Prefeitura a todos os criadores de bovinos. Para isso, o pecuarista deve se dirigir aos pontos de distribuição com número do Incra, CPF e número de telefone para fazer o cadastro. Os produtores antigos precisam levar o nome completo do proprietário dos animais.

É importante lembrar que a aplicação das vacinas é de responsabilidade de cada criador e que aqueles que não realizarem a vacina podem ser receber multa de aproximadamente R$ 81,43 por animal não vacinado.

Mais informações sobre a campanha de vacinação contra a febre aftosa podem ser obtidas através do telefone: (41) 3381-5817 ou (41) 3381-5830.


Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado