Saúde

Primavera traz alergias a rotina da população
13-10-2008 12:38

Com o início da primavera uma boa parcela da população percebe alteração na saúde. São as alergias, normalmente provocadas pelo pólen das flores, poeira e ácaros. As alergias mais comuns são as do grupo da atopia, ou seja, bronquite, rinite, conjuntivite e dermatite.

“O sintoma mais comum são coceiras em áreas de dobras – como pescoço, cotovelos e joelhos – mas pode ocorrer também descamação, fissura e vermelhidão na pele e olhos. Além de irritação no nariz, espirros e falta de ar”, explica a médica dermatologista do Centro de Referência de Especialidade Metropolitano, Ewalda Von Rosen Seeling Stahlke.

“O corpo possui uma memória para reconhecer partículas que considera como estranhas”, acrescenta. De acordo com ela, nesse período do ano, é normal a pele se irritar com o pólen das flores que, por ser muito fino, entra em contato com a mucosa ou pele sensível e desencadeia todo o processo de reação do corpo, conhecido como alérgico.

Diariamente, Ewalda registra entre 2 a 6 pacientes com algum grau de atopia. Sendo a maioria (85%) crianças menores de cinco anos. O tempo de tratamento é variado. O agravamento da doença depende de vários fatores.

Cuidados – Como em qualquer doença, a prevenção é o melhor tratamento. A recomendação é hidratar a pele. No banho, usar sabonetes neutros e água não muito quente. Além disso, a limpeza do ambiente – com produtos neutros e de preferência sem perfume – é extremamente importante. Cortinas, tapetes e bichos de pelúcia devem ser evitados.

Em caso de manifestação de alergias, qualquer unidade de saúde tem condições de orientar o paciente e se necessário encaminhá-lo para atendimento de especialistas.


Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado