Saúde

Primeira morte por gripe suína em Roraima é de uma adolescente grávida
03-09-2009 23:33

Amanda Mota
Repórter da Agência Brasil

Manaus - Uma adolescente de 17 anos, grávida de sete meses, é a primeira pessoa a morrer por influenza A (H1N1) – gripe suína, em Roraima, confirmou hoje (3) a Secretaria de Saúde. O caso está sob investigação das autoridades sanitárias. Por enquanto, a suspeita é que ela tenha contraído o vírus Influenza (H1N1) de uma pessoa que esteve na Venezuela.

“Ela faleceu na manhã do dia 21 de agosto, no Hospital Geral de Roraima, diagnosticada com pneumonia bacteriana, agravada pelo vírus Influenza (H1N1)”, informou o médico infectologista Alexandre Salomão.

No dia 17 de agosto, a paciente deu entrada no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, em Boa Vista, para uma consulta de pré-natal. Mas, como apresentava um quadro de febre, tosse, dores no corpo e palidez, foi internada e, em seguida, transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral de Roraima, onde ela e bebê morreram.

A Secretaria de Saúde garantiu que o bebê também estava sendo examinado junto com a mãe. Ainda assim, não havia indicação para fazer a cesariana porque os exames de hemograma identificaram que a mãe poderia sofrer uma hemorragia e morrer, caso a cesariana fosse realizada.

Segundo Salomão, a jovem nasceu na Guiana Inglesa, mas morava em Boa Vista. As análises iniciais sobre a causa da morte não apontaram a presença do vírus Influenza (H1N1). Um segundo exame, no entanto, confirmou a suspeita.

Até o momento, o estado de Roraima contabiliza oito casos confirmados da doença.

POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado