Saúde

Primeiro mutirão da Guerra à Dengue será em Ubiratã
25-04-2007 16:37

Ubiratã, no Oeste do Paraná, será a primeira cidade a fazer o mutirão de combate à dengue, organizado pelo Governo do Estado. A ação será realizada nesta quinta-feira (26) e atingirá 8 mil residências da área urbana, beneficiando diretamente 20 mil habitantes. A operação “Guerra à Dengue”, coordenada pelo Defesa Civil, envolve, na fase inicial, 11 municípios, dos 33 com maior número de casos da doença no Estado.

A operação mobiliza todos os órgãos estaduais, municipais e a sociedade de Ubiratã. Cerca de 400 pessoas serão voluntárias no trabalho de distribuição de material educativo e na coleta de resíduos sólidos. Serão usadas ainda quatro bombas costais e duas viaturas para fazer o fumacê. O serviço municipal terá ponto facultativo e as escolas não terão aulas. “Assim teremos um número maior de voluntários à disposição da campanha”, disse o coordenador da Defesa Civil, tenente-coronel Anselmo José de Oliveira.

De acordo com dados da vigilância epidemiológica do município, foram registrados, até segunda-feira, 901 casos da doença e outros 1.800 notificados. Segundo a coordenação da Defesa Civil de Ubiratã, o maior problema na cidade é a reincidência de acúmulo de lixo. Isto ocorre em áreas consideradas críticas, como beira de rios, onde os agentes de saúde já orientaram os moradores sobre o risco de acumular recipientes que possam reter água.

Todo o material recolhido será enviado para o aterro sanitário da cidade. A operação poderá ser cancelada caso chova. Neste caso, o mutirão será transferido para o dia seguinte.

Outros – O mutirão segue em outros municípios no sábado (28). Em Cianorte, Noroeste do Estado, a ação de combate à dengue atingirá 27 mil residências e o material sólido recolhido será enviado para o aterro sanitário da cidade. Lá, foram registrados 171 casos autóctones (contraídos no próprio município) e outros 10 importados (contaminação aconteceu em outra cidade).

A cidade é conhecida em todo Brasil pelo turismo empresarial, principalmente no setor de moda. Em função disso, empresários da cidade entraram na campanha com apoio financeiro, equipamentos, caminhões e refeições para as equipes do mutirão. “Essas indústrias representam muitos empregos e a comercialização dos produtos é importante para a economia do município. Ninguém quer funcionários doentes e clientes longe das lojas”, afirma Anselmo.

Segundo ele, cerca de 70% da logística necessária para o mutirão foi obtida pelo apoio dos empresários. O mutirão terá a ainda a participação de alunos e professores das escolas estaduais e municipais e dos clubes de serviços.

Em Ponta Grossa, cidade com aproximadamente 270 mil habitantes, o mutirão será realizado das 8h às 17h e envolverá diretamente 2.400 pessoas que farão coleta de lixo e distribuirão material educativo. Cerca de 120 mil residências serão vistoriadas. A cidade registrou na semana passada o primeiro caso de dengue autóctone.

Além de Ubiratã, Cianorte e Ponta Grossa estão na primeira fase do mutirão Prado Ferreira, Miraselva, Florestópolis, Nova Santa Rosa, Palotina, Marechal Cândido Rondon, Itaipulândia, Santa Helena e Maringá.


Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado