Saúde

Projeto do Tecpar que certifica leite está em fase de conclusão
31-07-2008 14:13

Falta muito pouco para os produtores de leite terem seu produto certificado. Diversas etapas do projeto “Produção Integrada de Leite Bovino” já foram cumpridas. A equipe do projeto, que é coordenado pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e executado com recursos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), está delineando uma metodologia e uma norma técnica para o processo produtivo de leite bovino, contemplando todos os aspectos da produção.

“As normas de certificação do leite produzido no Brasil vão torná-lo competitivo e adequado às exigências do mercado internacional”, afirma a coordenadora do projeto, a médica veterinária Roberta M. Züge. De acordo com ela, o projeto vai assegurar a qualidade do produto desde a propriedade rural até as gôndolas de supermercados, evidenciando sua obtenção em um sistema que garante a proteção ao meio ambiente, a segurança ao trabalhador e o bem-estar do animal, e que permita rastreabilidade.

Iniciado em 2006, o projeto está em consonância com os objetivos do Sistema Agropecuário de Produção Integrada (Sapi/Mapa/Embrapa), adotado pela União Européia e por outros países. O objetivo da produção integrada é produzir alimentos e outros produtos com qualidade, usando recursos naturais e mecanismos reguladores para diminuir o uso de insumos e contaminantes, e praticando uma produção agrária sustentável, baseada no emprego de boas práticas agrícolas.

Entre as etapas do projeto já realizadas estão: elaboração dos requisitos da norma por um comitê gestor, formado por representantes das instituições ligadas ao setor produtivo; seleção de dez propriedades rurais para participarem do teste piloto de todo o ciclo produtivo do gado durante um ano; adequações de algumas instalações nas propriedades selecionadas quando necessário; realização de treinamentos de técnicos e produtores; sensibilização e capacitação de funcionários.

De acordo com a coordenadora, o projeto está na fase final de validação dos requisitos nas propriedades, com a sistematização dos processos, criação de manuais da qualidade de cada fazenda, definição de procedimentos operacionais e registros específicos. “A norma, quando concluída, vai atender às exigências de qualidade de produção e do leite dos mercados mais exigentes, permitindo, assim, exportação dos produtos lácteos brasileiros”, conclui a médica veterinária.


Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado