Saúde

Sanepar alerta sobre cuidados com canos e caixa d’água
20-02-2009 21:07

Feriado prolongado é uma ótima oportunidade para descansar, passear e se divertir. Mas é também um bom momento para fazer uma vistoria na casa, principalmente nas instalações hidráulicas. A dica e da Sanepar. A limpeza do reservatório domiciliar é outra opção para esses dias de folga. A recomendação é que ela seja feita a cada seis meses, mantendo assim a qualidade da água. São atividades que não levam muito tempo, mas que garantem tranquilidade, economia e segurança para toda a família.

Vazamentos em canos e vasos sanitários, assim como descargas desreguladas e torneiras pingando podem trazer surpresas desagradáveis na conta de água. O gerente regional da Sanepar em Maringá, Antônio Carlos Aredes Rosa, destaca que estes são os principais vilões do desperdício de água.

“É fundamental observar se a válvula de descarga está funcionando perfeitamente, se não há manchas de umidade nas paredes e calçadas, e se todas as torneiras estão vedando adequadamente”, orienta Aredes.

Uma torneira que fica gotejando durante um mês pode representar um desperdício de 2 mil litros, o suficiente para atender as necessidades de uma pessoa por 14 dias. Já, um vazamento de maior proporção pode até afetar a estrutura do imóvel.

Outro cuidado importante que deve ser tomado pelo cliente é com a limpeza do reservatório domiciliar. De acordo com Aredes, a qualidade da água distribuída pela Sanepar à população é fiscalizada pelas autoridades e oferece, até a entrada do cavalete, total segurança para ser consumida.

A partir deste ponto, é responsabilidade do usuário fazer a limpeza e desinfecção da caixa d’água, evitando assim qualquer tipo de contaminação. “É comum encontrarmos lodo no fundo, proveniente de poeira que entra na caixa, por falta de tampa adequada. Lagartixas e outros pequenos animais também têm acesso ao reservatório e acabam contaminando a água”, explica Aredes.

O médico Antonio Roberto dos Anjos Mansur afirma que se a água da caixa está contaminada, devido à falta de limpeza, um pequeno volume pode ser suficiente para causar danos à saúde. “A pessoa pode ficar doente somente escovando os dentes, ou ingerindo pequena quantidade durante o banho, por exemplo”, afirma Mansur.



Como limpar o reservatório de água do seu imóvel

Fazer a limpeza da caixa d’água é muito fácil. Basta seguir algumas orientações básicas, que também estão disponíveis no site da Sanepar (www.sanepar.com.br) ou pelo telefone 115.

Para lavar sua caixa d´água separe:

1 balde
2 panos limpos
1 esponja ou escova (não pode ser de aço)
1 colher de sopa
1 pá de plástico
água sanitária

Atenção: Nunca utilize sabão, detergente ou outro produto de limpeza para lavar a caixa. Use apenas água sanitária.

Procedimentos para lavagem:

Um dia antes de realizar a lavagem feche o registro de entrada ou amarre a boia da caixa. Com isto, você poderá gastar a água até a quantidade necessária para limpeza. Não jogue água fora. Evite o desperdício;
Reserve um palmo de água na caixa e feche a saída com um tampão ou pano.
Lave as paredes e o fundo da caixa com uma esponja ou escova;
Abra a saída da caixa para que a água da lavagem escorra. Com o auxílio de um balde e uma pá de plástico retire a água e os resíduos que sobrarem;
Abra o registro de entrada de água e encha a caixa até a metade de sua capacidade. Feche novamente o registro e também a saída da caixa. Adicione água sanitária conforme a tabela abaixo. Com um pano ou escova lave outra vez as paredes;

Capacidade da caixa Quantidade de água sanitária
1000 litros 20 colheres de sopa
500 litros 10 colheres de sopa
250 litros 5 colheres de sopa

Abra a saída da caixa e as torneiras da casa, deixando toda a água sair. Sugestão: Guarde esta água em baldes para lavar pisos e calçadas;
Lave a tampa da caixa com água corrente e coloque-a no lugar para evitar a entrada de insetos, pequenos animais e sujeira. Anote a data da lavagem para repetir a limpeza após seis meses;
Abra as torneiras até que a água comece a sair, evitando o acúmulo de ar no encanamento da casa. Abra o registro de entrada de água e deixe a caixa encher. Tampe bem a caixa para evitar a entrada de poeira e até de pequenos animais.

AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado