Saúde

Sanepar lança campanha no litoral para regularizar ligações de esgoto
11-10-2007 16:15

“Melhorar a qualidade da água do seu banho de mar depende de um telefonema.” Com este mote a Sanepar lança nesta sexta-feira (12), em Matinhos e em Guaratuba, a campanha de conscientização dos proprietários de imóveis no litoral que estão em condições de corrigir o destino inadequado do esgoto doméstico. Segundo o presidente da empresa, Stênio Jacob, “nossa convocação é Ligue 115. Ligue sua casa na rede de esgoto”.

Os veranistas começarão a receber as mensagens para que se comuniquem com a Sanepar já na saída de Curitiba para as praias do Paraná, por meio do outdoor instalado na Estação de Tratamento de Água Iguaçu. No litoral, o apelo será intensificado com outdoors, faixas, cartazes instalados nos pontos comerciais, e panfletos distribuídos em pontos estratégicos. Os funcionários da Sanepar usarão camiseta com o mote da campanha. Assim que a ligação estiver regularizada, será afixado no imóvel um adesivo que tem ao fundo uma gaivota e a inscrição “Esta casa é amiga do mar. A ligação de esgoto está correta!”.

Neste feriadão, equipes da Sanepar vão visitar casa por casa. A Sanepar está intensificando o apelo aos proprietários para que façam o contato agora e, assim, evitem que, na temporada de verão, o mar continue recebendo o esgoto que deve ser destinado à estação de tratamento. Nestas duas cidades, mais de 4 mil imóveis que já contam com a rede coletora continuam poluindo. “Muitos donos talvez não saibam que a ligação está errada, em vez de o esgoto entrar na rede da Sanepar está caindo na galeria da Prefeitura e sendo despejado no mar”, reitera Stênio. Ele enfatiza a necessidade de cada dono de imóvel atualizar o cadastro e agendar a vistoria para que a ligação seja regularizada. “Somente assim vamos melhorar a qualidade da água para banho de mar”, afirma.

Em Guaratuba e em Matinhos, o imóvel pode encontrar-se em uma das seguintes situações:
- ter rede coletora na rua e ainda estar despejando o esgoto na galeria de água da chuva e por conseqüência poluindo o mar. Nestes casos é necessário agendar uma vistoria;
- ter rede coletora na rua e ainda não ter feito a ligação domiciliar, apesar dos avisos emitidos pela empresa;
- ter rede coletora, mas necessita aguardar a autorização da Sanepar para fazer a ligação domiciliar.

Além do telefone 115 – que funciona 24 horas – a atualização do cadastro e o agendamento da vistoria pode ser feito no Escritório da Sanepar em Guaratuba - Rua Sete de Setembro, 19 – Centro; no Escritório da Sanepar em Matinhos – Rua Itaporã, 359 – Centro, ou ainda pelos telefones (41) 3971-6168 ou (41) 3453-6093 (das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30 – de segunda a sexta-feira). O e-mail é: atendimentourli@sanepar.com.br.

AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado