Saúde

Saúde reforça alerta de cuidados com a dengue no litoral
29-12-2009 13:08

Com a chegada das férias, a Secretaria da Saúde intensificou o alerta de combate à dengue. A recomendação é para que as pessoas verifiquem antes de viajar se não deixaram recipientes com água acumulada ou que possam acumular água. No litoral, principal destino dos paranaenses nesta época, a preocupação deve ser a mesma com a casa de veraneio.

“Muitas pessoas aproveitam para passar as férias no litoral do estado. Apesar de não existir registros de casos na região, a população precisa investir na prevenção, eliminando criadouros do mosquito e retirando recipientes que possam acumular água. Isso deve ser feito durante a temporada e, principalmente, antes do retorno ao município de residência. Devemos preservar o litoral para que a dengue não atrapalhe as férias de ninguém”, afirmou o técnico do Programa Estadual de Controle da Dengue, Ronaldo Trevisan.

Ele reforçou que se alguém tiver sintomas como dor no corpo, dor de cabeça e febre alta, o ideal é procurar imediatamente um profissional de saúde para que seja feito o diagnóstico correto, uma vez que os sintomas são semelhantes aos da Nova Gripe. “Além da assistência a saúde, deverá ser feita pela equipe de vigilância ambiental uma investigação do local de contágio, para verificar se a contaminação ocorreu no município ou é um caso importado”, disse.

Ações – as equipes de saúde dos municípios do litoral orientam a população com visitas às residências e distribuição de materiais informativos. A ação é em parceria com a 1ª Regional de Saúde de Paranaguá e faz parte da Operação Viva o Verão do Governo do Paraná.


Na praia Central de Guaratuba, a Secretaria Municipal de Saúde preparou um ônibus que dá informações sobre a dengue, as DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis), Aids e a Nova Gripe. Em Caiobá, foi montado um ponto de orientação, e em Pontal do Paraná, as ações acontecem em vários balneários.

“Durante o verão visitaremos esses locais para identificar os focos do mosquito. Desde o começo desta operação encontramos somente um local de foco domiciliar, em Pontal do Paraná, onde tomamos todas as providências e está tudo sob controle. Não podemos baixar a guarda, pois nessa época o litoral recebe cerca de 260 mil pessoas, chegando a 2 milhões de pessoas nas festas de fim de ano. Portanto, a vigilância deve ser intensa”, disse o chefe da vigilância em Saúde da 1ª Regional de Saúde de Paranaguá, Diovaldo Almeida de Freitas.

Dados – De acordo com o Boletim Epidemiológico da dengue, divulgado no início do mês de dezembro, houve redução de 10% no número de casos confirmados da doença no estado. Até o dia 30 de novembro, que corresponde à 47ª semana epidemiológica do ano, foram confirmados 896 casos, enquanto no mesmo período do ano passado foram confirmados 966 casos.

Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado