Saúde

Secretaria da Saúde alerta: “Cuidar da alimentação também é cuidar da saúde”
14-10-2008 19:18

Cartazes e folhetos educativos foram utilizados nesta terça-feira (14) pela Secretaria de Saúde para alertar a população sobre a necessidade de cuidar da alimentação. A medida integrou a abertura da Semana Mundial de Alimentação – aberta durante a Escola de Governo.

“Datas como estas são necessárias para promover o debate sobre o assunto. Cuidar da alimentação também é cuidar da saúde”, destaca o secretário de Saúde, Gilberto Martin. Para ele, não há dúvidas que uma alimentação correta – balanceada e com todos os nutrientes necessários – reflete em uma melhor qualidade de vida e até mesmo na prevenção de doenças.

Durante toda esta semana diversas entidades governamentais e não-governamentais buscarão conscientizar a população sobre a função do alimento dentro das esferas de produção, consumo e distribuição.

De acordo com a responsável pelo Departamento de Vigilância de Alimentos, Elaine Castro Neves, qualquer cidadão tem o direito de se nutrir adequadamente com alimentos em quantidade e qualidade ideais. “Nesse processo, a vigilância sanitária de alimentos participa monitorando a qualidade do alimento. Para evitar o desenvolvimento de intoxicações alimentares, seja por manuseio errôneo do alimento ou por presença de resíduos químicos”, destaca.

A presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar, Silvia Rigon, disse que o alimento se constitui em elemento essencial à vida humana. “Ao atender as nossas necessidades biológicas o alimento representa a relação de dependência que nós temos com a natureza”. De acordo com ela, o estímulo ao consumo de produtos artificializados, com alta concentração de energia e baixa qualidade nutricional tem como principal resultado problemas de saúde. “De um lado, a má nutrição e a carência nutricional e, por outro lado, o sobrepeso e a obesidade”, enfatiza.

Promoção da Saúde no Paraná – A Secretaria de Saúde fará, nos próximos meses, a capacitação de profissionais da rede pública de saúde, “Atualização em Monitoramento da Situação Alimentar e Nutricional”. No treinamento serão abordado à segurança e sistema de vigilância alimentar e nutricional; além do diagnóstico nutricional nas diferentes fases do ciclo de vida.

Todo o material utilizado na capacitação será repassado aos municípios a fim de estimular os técnicos a transmitirem as informações a outros profissionais que atuam nas unidades básicas.

Simultaneamente à capacitação, também acontecerá o “Seminário de Segurança Alimentar e Nutricional no Paraná – Relação Sistema Único de Saúde e Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional”.

Nos últimos anos, os índices de desnutrição infantil no Paraná registram redução significativa. O resultado mostra queda de 7% para 4,2%, em crianças abaixo de 5 anos, que estavam com baixo peso. O mesmo levantamento aponta que, em 2003, 8,8% dessas crianças estavam em risco nutricional e 4,1% com sobrepeso. Atualmente, esses índices encontram-se em 7,5% e 4,8%, respectivamente.

Dia Mundial da Alimentação – Comemorado em 16 de outubro, a data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), em 1945. O objetivo da data é elevar o debate sobre nutrição e desenvolvimento rural. O tema para discussões neste ano é “Desafios das Mudanças Climáticas e Bioenergia na Produção de Alimentos”. No Paraná, o tema principal para debate se concentra na “Soberania Alimentar, Cultura Alimentar e Modelo de Desenvolvimento”.


Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado