Saúde

Secretaria da Saúde começa carnaval sem dengue no litoral
21-02-2009 14:58

O secretário da Saúde Gilberto Martin lançou nesta sexta-feira (20) em Guaratuba a campanha “Carnaval Sem Dengue”. Martin reforçou a importância das pessoas se unirem contra a doença. Paralelamente a ela, em todo Paraná ações de mobilização ocorreram na intenção de chamar atenção para doença.

“90% dos casos de dengue ocorrem nas residências. Por isso, no carnaval é preciso cuidar com todo lixo que produzimos para que eles não se tornem criadouros dos mosquitos. Recomendamos aos veranistas que ao deixarem suas casas no litoral eles estejam vistoriando seus lixos para que estas não se transformem em focos de dengue”, enfatizou.

Para a prefeita do município, Evani Cordeiro Justus, a abertura da campanha em Guaratuba foi um segundo presente do governo, já que ontem a região recebeu o novo Hospital Regional do Litoral. Ela parabenizou as equipes de vigilância e lembrou as pessoas sobre os cuidados que devem ser tomados. “Estamos lançando uma estrutura muito grande aqui na cidade, pois sabemos que o maior problema se encontra no acúmulo de água em lixos, vasos, pneus e garrafas”, destacou ela.

Após a visita em Guaratuba o secretário seguiu para a praia de Matinhos, onde lançou a campanha no local e aproveitou a ocasião para alertar sobre a dengue hemorrágica que pode matar. “A pesar do ano de 2008 ter sido um sucesso na redução de casos, não podemos baixar a guarda senão a dengue volta. Morrer de dengue é inadmissível para quem trabalha com saúde pública”, declarou.

De acordo com o prefeito de Matinhos, Eduardo Dalmora, o combate no município é efetivo por meio de parcerias estabelecidas com o DER (Departamento de Estradas e Rodagem) e a Funasa que contribuem com o trabalho.

Em Pontal do Paraná Martin reiterou mais uma vez a importância do combate ao mosquito transmissor da dengue. “Os municípios do litoral não apresentam alta incidência de infestação do mosquito. Para manter essa situação lembramos aos veranistas e moradores que não descuidem de suas casas ao deixarem a praia. No Paraná a dengue se combate todos os dias”, reforçou.

Durante o evento, mais uma vez Martin foi elogiado pela instalação do Hospital Regional. “Agradecemos ao Governo pelo novo hospital que irá diminuir significativamente o fluxo de transferência de pacientes para Curitiba, pois atenderá também casos de alta complexidade”, afirmou o prefeito de Pontal do Paraná, Rudisney Gimenes.

As ações aconteceram durante todo o dia, com a entrega de material educativo aos veranistas nos principais balneários. “Esta foi uma maneira de manter a população do Paraná informada sobre a doença e reforçar as ações contínuas para evitar o risco de epidemias”, conclui Ronaldo Trevisan, técnico do Programa Estadual de Controle da dengue.

Trevisan alerta ainda que o combate à doença precisa ser contínuo, por isso a atenção redobrada os veranistas que ao deixarem o litoral devem verificar se não há focos de mosquito nas residências e se não há risco de acúmulo de água das chuvas nos quintais, caixas d’águas, pneus, garrafas, entre outros.

DADOS – Somente em 2009, já foram notificados 1442 casos. Destes, 38 foram confirmados, dos quais 28 como autóctones (com transmissão no mesmo território) e 10 importados. Os dados apontam também que dos 60 municípios paranaenses que informaram seu índice de infestação predial, 14 estão acima de 4%, representando alto risco para epidemia.

AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado