Saúde

Secretaria da Saúde diz que Verão requer alerta contra leptospirose
09-01-2009 17:46

A Secretaria da Saúde alerta a população para os cuidados com a leptospirose, doença que pode ser manifestada com mais facilidade no verão, devido a frequentes chuvas e à prática perigosa de banhar-se em locais impróprios como cavas e locais onde há presença de água empoçada.

Dados preliminares da Divisão de Zoonoses mostram que somente em 2008 foram confirmados 164 casos da doença com 19 mortes. Apesar da diminuição em relação a 2007, quando 374 pessoas contraíram a doença e 31 vieram a óbito, os cuidados são indispensáveis.

Segundo a médica da Divisão de Zoonoses, Cristina Ribeiro de Araújo, os sintomas são febre, dor de cabeça, mal-estar intenso, vômitos, dores musculares, calafrios, conjuntivite, icterícia, insuficiência renal e hemorragias de pele e mucosas.

De acordo com ela, a melhor forma de evitar a transmissão da doença ainda é o controle da população de roedores, o que pode ser feito com simples cuidados como manter o lixo bem tratado, lavar vasilhames de animais domésticos, manter caixas d\'água, ralos e vasos sanitários fechados, entre outros.

Cristina Ribeiro lembra que a urina dos roedores contém uma bactéria chamada leptospira que contamina a água e as pessoas que entram em contato com ela.

Ela explica que em sua forma leve a leptospirose pode ser confundida com outras doenças, como a gripe, sendo então fundamental a procura imediata por tratamento médico. “Quanto mais rápido o tratamento, menores as chances de evitar complicações, como insuficiências renais, hemorragias e meningites”, alerta.

Cristina ainda aconselha que em caso de necessidade de limpeza de áreas atingidas por enchentes, é importante a utilização de proteção como botas, sacos plásticos e luvas. Essa proteção possibilita isolar a pele do contato direto com a água que provavelmente pode estar contaminada.


Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado