Saúde

Secretaria da Saúde e Sesc vão combater a dengue no Paraná
03-03-2009 22:26

O secretário da Saúde, Gilberto Martin, assinou nesta terça-feira (3) um convênio com o Serviço Social do Comércio (Sesc) para que a entidade auxilie no processo de educação em saúde, participando de atividades de promoção à saúde. O ponto de partida da parceria será a dengue. “É uma participação de grande importância. Só podemos enfrentar a dengue combatendo o mosquito. E só vamos acabar com o mosquito, com informação”, afirmou Gilberto Martin.

O diretor-regional do Sesc, Paulo Roberto Araújo Cruz, lembrou do alcance que a entidade possui e que este é um fator preponderante para auxiliar no esclarecimento de questões de saúde pública, como é o caso da dengue. “Estamos presentes em 302 municípios. Vamos monitorar as ações e definir metas”, garantiu Cruz.

O Sesc tem 33 postos regionais, que atuam em 302 municípios. As atividades de rotina nas entidades, como palestras e ações recreativas passarão a ter a dengue como tema. O superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria, José Lúcio dos Santos, lembrou que ações em conjunto com algumas Regionais de Saúde já eram desenvolvidas e que o convênio vai expandir as atividades.

DENGUE - Durante a assinatura do convênio, o secretário Gilberto Martin lembrou a importância do combate à doença e sua gravidade. “A dengue não tem nada de benigna. É uma doença que quando evolui para sua forma hemorrágica pode matar”, explicou, ao lembrar que em 2008 o Paraná registrou dois óbitos por dengue, embora neste mesmo ano a queda no número de casos tenha sido de 97%.

Em 2009 o Paraná registrou 28 casos de dengue autóctone, ou seja, contraída dentro do próprio Estado. Casos importados foram 10. Embora o número de casos mantenha a queda, Martin alerta que a possibilidade de uma epidemia de dengue hemorrágica continua presente. “Não podemos baixar a guarda”, garantiu Martin.


Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado