Saúde

Secretaria quer vacinar 80% dos idosos contra a gripe no Paraná
23-04-2009 15:37

Curitiba - A meta da Secretaria de Saúde do Paraná para a Campanha de Vacinação do Idoso 2009 é imunizar 80% da população com mais de 60 anos, o que corresponde a 915 mil pessoas em todo o estado. São 2,6 mil postos para onde foram enviadas 1,2 milhão de doses da vacina para atender à demanda dessa campanha, que começa no sábado (25) e vai até o dia 8 de maio.

O secretário da Saúde do Paraná, Gilberto Martin, que também é médico geriatra, lembra que a vacinação é de grande importância, pois a gripe pode causar complicações na saúde dos idosos. “Pode ocasionar doenças pulmonares mais graves como a pneumonia e, em muitos casos, risco de morte”, alerta. As doses de vacinas disponíveis serão contra o vírus influenza (gripe), antipneumocóccica e vacina dupla bacteriana tipo adulto, contra tétano e difteria.

A Secretaria de Saúde do estado orienta os familiares de idosos que não podem se locomover até um posto de vacinação que entre em contato com a equipe do programa Saúde da Família ou com o posto de saúde mais próximo. Idosos nessas condições têm o direito de serem vacinados em casa.

No Paraná, a campanha tem tido bons resultados, de acordo com dados da secretaria. Desde a criação da campanha, em 1999, o Paraná sempre manteve uma cobertura vacinal acima dos 75%. Nos últimos dois anos, o número de idosos vacinados passou de 89%, sendo mais de 801 mil em 2008 e 775 mil em 2007.


Lúcia Norcio
Repórter da Agência Brasil
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado