Saúde

Secretaria recomenda afastamento temporário de servidoras gestantes
21-08-2009 20:16

A Secretaria de Saúde do Paraná recomendou o afastamento temporário das gestantes de suas atividades profissionais e estudantis a partir desta sexta-feira (21). A recomendação, feita em conjunto com a Secretaria da Administração e da Previdência, é válida por 10 dias - com retorno em 31 de agosto – e já será aplicada às servidoras estaduais.

O afastamento é uma medida preventiva, pois as gestantes pertencem ao grupo de risco da nova gripe. “Esta é apenas mais uma das medidas de prevenção. O afastamento evita que as gestantes fiquem expostas ao risco de contaminação. Das 1.851 casos confirmados no Paraná, 96 são gestantes, o que equivale a 5%”, afirmou o secretário da Saúde, Gilberto Martin.

A secretaria, explicou Martin, continuará com a avaliação permanente do quadro epidemiológico da doença no Paraná e novas medidas podem surgir caso seja avaliada a sua necessidade.

RECURSOS HUMANOS - Ainda na tarde desta sexta-feira (21), o Departamento de Recursos Humanos (DRH) da Secretaria da Administração encaminhará às unidades de RH dos órgãos públicos estaduais uma cópia da recomendação conjunta. A recomendação ficará disponível também no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.pr.gov.br). O afastamento vale tanto para servidoras efetivas, como temporárias, trabalhadoras terceirizadas e estagiárias.

Na última sexta-feira (14) Martin já havia assinado a resolução 336/2009 que recomendava medidas preventivas para as gestantes, como a de que os serviços de saúde providenciassem a transferência temporária das funcionárias gestantes para outros setores, cujas atividades fossem de menor risco e onde a gestante não estivesse exposta a pacientes com síndrome gripal e ao público em geral.

A Secretaria da Educação também havia recomendado que as alunas, professoras e funcionárias gestantes permanecessem em casa até o dia 31 de agosto como medida de segurança.

Em arquivo anexado, cópia da recomenda. Mais informações estão disponíveis no endereço www.novagripe.pr.gov.br.


Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado