Saúde

Secretário da Saúde reforça importância da doação de leite materno
29-09-2009 20:35

O secretário da Saúde, Gilberto Martin, lembrou nesta terça-feira (29), na Escola de Governo, que no dia 1º de outubro (quinta-feira) é comemorado o Dia Nacional da Doação de Leite Humano. No ano passado o Paraná recebeu o prêmio de Honra ao Mérito por ter os Bancos de Leite Humano com maior produtividade na coleta de leite humano ordenhado.

“O volume de leite coletado pelos oito bancos no ano de 2008 foi 16.704,8 litros. Para isso o banco recebeu doação de leite de 12.807 mulheres. Este volume foi distribuído para amamentar 8.556 bebês”, ressaltou Martin. Atualmente o Paraná conta com uma rede de oito Bancos de Leite Humano: dois em Curitiba, um em Ponta Grossa, um em Foz do Iguaçu, um em Cascavel, um em Maringá, um em Londrina e um em Toledo.

O secretário explicou ainda que toda mulher saudável com excesso de leite e que não use medicamentos que impeçam a doação pode doar leite para o Banco de Leite Humano. “Para isto, ela precisa procurar o banco de leite mais próximo de sua casa e se informar sobre como fazer a doação. O leite deve ser retirado depois que o bebê mamar ou quando as mamas estiverem muito cheias”, explicou.

O Banco de leite humano do Hospital de Clínicas da UFPR é o mais antigo da rede e funciona desde 1987. Em 2007, foi criado o último Banco de Leite Humano da rede, no Hospital Bom Jesus, em Toledo.


Rede de Bancos de Leite Humano no Paraná

Curitiba - Hospital de Clínicas da UFPR e Hospital Universitário Evangélico

Ponta Grossa - Hospital da Criança Prefeito João Vargas de Oliveira

Foz do Iguaçu - Hospital Ministro Costa Cavalcanti

Cascavel - Hospital Universitário do Oeste do Paraná

Maringá - Hospital Universitário Regional de Maringá

Londrina - Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina

Toledo - Hospital Bom Jesus de Toledo


Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado