Saúde

Seminário homenageia vítimas em acidentes de trabalho
28-04-2008 12:06

Nesta segunda-feira (28) – que lembra os dias Mundiais em Memória das Vitimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho e - em Saúde e Segurança no Trabalho, serão realizados dois seminários para marcar a data. O seminário sobre Acidentes no Transito envolvendo motoboys acontecerá, pela manhã, no auditório do Ministério Público do Trabalho (Av. Vicente Machado, 84) e à tarde, o Seminário Política de Saúde do Trabalhador no Paraná, com abertura pelo secretário estadual de Saúde, Gilberto Martin, que reunirá representantes de instituições relacionadas com acidentes e doenças ocupacionais, no auditório da Secretaria de Estado da Saúde.

O objetivo é divulgar as ações da Saúde do Trabalhador para o Estado e debater temas como: estatística de investigação de óbitos e amputações relacionadas ao trabalho (Roselane Sonda do Comitê Estadual); análise dos acidentes de transito envolvendo motoboys no Hospital doTrabalhador (Fernanda Miranda, enfermeira do Hospital do Trabalhador) e acidentes de trabalho na construção civil (Elver Andrade Moronte, medico do Ministério Público do Trabalho).

Cerca de 60% das mortes paranaenses têm como causa os acidentes de trajeto por ônibus, carro, moto e doenças relacionadas ao trabalho. A informação é do diretor do Centro Estadual de Saúde do Trabalhador (CEST), da Secretaria estadual de Saúde, David Bueno. No Paraná os agravos vêm aumentando desde 2002, de acordo com dados da Previdência Social. Só em 2006 foram notificados 36.995 agravos relacionados ao trabalho, sendo 1.276 doenças, 244 mortes, 30.768 acidentes típicos e 4.951 de trajeto.

Segundo David Bueno, dados do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) indicam que ocorreram mais de 300 mortes relacionados ao trabalho no Paraná, configurando um quadro de quase uma morte de por dia.

No Brasil, em 2006, segundo dados do INSS foram registrados 503.890 mil acidentes de trabalho, sendo que 80% corresponderam a acidentes típicos, 14,6% a acidentes de trajeto e 5,3% a doenças ocupacionais. As mulheres participaram com 23,3% do total de acidentes registrados e 38,63% foi registrado entre pessoas de 20 a 29 anos. Os setores que mais contribuíram para ocorrência foi o de serviços, com 45,3% e indústria- 47,1%. Entre as doenças de trabalho destacaram-se com maior freqüência as relacionadas a execução de movimentos repetitivos- 44,9%. Também foram registradas em 2006 2.717 mortes de trabalhadores brasileiros, significando em média sete óbitos por dia ou uma morte a cada três horas.

O Centro Estadual de Saúde do Trabalhador (CEST) organiza atividades para lembrar o Dia em Memória das Vítimas em Doenças e Acidentes de Trabalho. O diretor do CEST, o médico David Bueno, explicou que os técnicos da Saúde do trabalhador das Regionais de Saúde foram convocados para organizar em suas cidades manifestações em parceria com instituições que lutam pela vida e saúde do trabalhador.

A iniciativa é uma campanha internacional para dar visibilidade a este grave problema de saúde informando e sensibilizando a sociedade dos riscos que os trabalhadores estão expostos em seus locais de trabalho.

Dados do Comitê Estadual de Investigação de Óbitos e Amputações relacionados ao Trabalho indicam que foram registrados no período de 98 a 2006 no estado 1.593 amputações e 2.301 óbitos, sendo que Curitiba e Cascavel foram os municípios com mais registros de amputações e óbitos. As principais causas de amputações são máquinas agrícolas, para serrar, cortar, ranhurar, prensar, forjar, e ferramentas manuais ou motorizadas. Os ramos de atividades com maior número de registro são a indústria de madeira, indústria de produtos alimentícios, metalúrgica, construção civil, de artefatos plásticos, de papel, papelão, agricultura, construção e reparos de veículos

Esses dados, no entanto, são parciais, visto que apenas as ocorrências envolvendo trabalhadores do mercado formal de trabalho são registradas para efeitos estatísticos. Para obter dados que reflitam a realidade dos acidentes, mortes e doenças ocupacionais foi desenvolvida no âmbito do SUS versão do Sistema Nacional de Agravos, denominado SINAN NET, conforme dispõe Portaria GM/MS nº 777 de 2004. No Paraná todas as Regionais de Saúde foram capacitadas para operar o Sistema, já estando cadastradas 120 unidades notificadoras.

O CEST elaborou recentemente em conjunto com técnicos das Regionais e controle social o plano operativo em Saúde do Trabalhador para o período de 2008 a 2011 no Paraná, o qual contempla entre outras ações, a organização da saúde do trabalhador na atenção primária, a capacitação de técnicos para atuar na vigilância de ambientes de trabalho e a criação de mais sete centros de referência em saúde do trabalhador localizados em municípios sedes de pólos de assistência, articulando ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde do trabalhador paranaense, independente do vínculo empregatício e do tipo de inserção no mercado de trabalho. Atualmente o Paraná conta com o Centro Estadual, e dois centros regionais de referência, com sede em Cascavel e em Londrina.

Os seminários contarão com a participação da chefe do Centro Estadual da Fundacentro Paraná, Mey Rose Rink; do pesquisador da Fundacentro de Minas Gerais, Eugenio Paceti Hatem Diniz; do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Condutores de Veículos, Motonetas, Motocicletas e Similares de Curitiba e Região Metropolitana, Tito Mori e do Coordenador da Comissão Técnica de Moto-Entrega do SETCPAR-CTMOTO, Luiz Ruppel Bittencourt Neto, entre outros.

Programação do Paraná:
Curitiba:
28/4 - das 8h às 12h no auditório do Ministério Público do Trabalho- Seminário sobre acidentes de trabalho no Trânsito,em parceria com a Fundacentro e outras instituições
28/04 - das 14h às 18h- no auditório da SESA- Seminário Política de Saúde do Trabalhador no Paraná
Cornélio Procópio:
28/4 - das 8h30 às 16h30 no Centro Cultural de Cornélio Procópio.- I Fórum de Saúde do Trabalhador na 18ª Regional de Saúde
Londrina
28/4 - 10h às 14h no calçadão da avenida Paraná onde serão montadas barracas para sensibilizar população - atividade do centro regional de saúde do trabalhador(Cerest) em parceria com universidade, sindicato dos bancários entre outros
19h- palestra do cerest em parceria com Delegacia Regional do Trabalho
Cascavel
28/4 – O Cerest Cascavel em parceria com as Regionais de Saúde e Câmaras municipais estão organizando sessões solenes nas câmaras municipais dos três municípios sede da 10ª Regional de Saúde: Cascavel( 15h), Toledo(18h) e Foz do Iguaçu (11h). A programação inclui ato ecumênico e pronunciamentos de representantes do INSS, Ministério Público, Ministério do Trabalho, cerest e representante dos trabalhadores.

Apucarana

28/4 - A 16ª Regional de Saúde promove das 8h às 12h no auditório da Faculdade de Apucarana palestras sobre Segurança no Trabalho, Ergonomia e Primeiros Socorros em parceria com a Faculdade de Apucarana e Corpo de Bombeiros.
Cianorte

28/4 - Evento para sensibilizar a população na praça 26 de julho organizado pela 13ª Regional de Saúde em parceria com o SENAI , Unipar, Tiro de Guerra, Sindicato do Vestuário e Lavinorte.
Toledo

28/4 às 20h no auditório do Sindicato dos Bancários – A 20ª Regional de Saúde (Toledo) realiza em parceria com sindicatos, Mesa Redonda com médicos do trabalho.


AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado