Saúde

SUS deve ter teste de rotavírus com tecnologia brasileira até abril
15-01-2007 16:35

Brasília - A partir de abril deste ano será mais rápido e mais barato identificar o rotavírus. No ano passado mais de 900 crianças com até 5 anos de idade morreram vítimas da doença em todo o país.


Para tentar evitar mais casos da doença, o instituto Oswaldo Cruz desenvolveu um teste que vai facilitar a identificação do vírus. O vírus, que é transmitido a partir de alimentos infectados ou pelo ar, poderá ser identificado em 30 segundos. Cada teste custará R$ 0,60 ao Sistema Único de Saúde (SUS). Hoje, os exames são importados, demoram até duas horas para o resultado e custam dez vezes mais.

A idéia de um teste simples com tecnologia brasileira, que possa ser aplicado em qualquer lugar, é do professor Waldemir de Castro Silveira, do Instituo Oswaldo Cruz. Segundo ele, as crianças desnutridas são quem mais sofre com o vírus, que pode causar diarréia, vômito e levar à morte o rápido diagnóstico pode salvar muitas vidas.

“O diagnóstico diferencial da diarréia provocada por rotavírus é importante porque esse agente infeccioso conduz a desidratação muito rápida. Então, quanto mais rápido os médicos conseguem o diagnóstico do rotavírus, mais rápido podem ser tomadas as providências para o tratamento”, explicou.

De acordo com o professor o teste consiste em mistrurar uma amostra de sangue com uma gota de reagente e o resultado sai em 30 segundos, a olho nu. O teste é feito com tecnologia nacional, o que leva o Brasil ao nível de países desenvolvidos.

“Nós desenvolvemos um teste com componentes nacionais, com tecnologia nacional. A diferença básica dos testes atuais é esta. Podemos dizer que estamos agora, quanto a esse tipo de plataforma para diagnóstico, no mesmo nível dos países desenvolvidos”, disse Silveira.

Manoela Alcântara
De A Voz do Brasi
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado