Saúde

Temporão afirma que protoloco sobre gripe será mantido
05-08-2009 12:04

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, esclareceu nesta terça-feira (4) em Curitiba que nenhum Estado rompeu o protocolo do Ministério da Saúde sobre o uso do medicamento recomendado para pacientes com suspeita da nova gripe. “O protocolo do Ministério da Saúde é baseado em evidências científicas e em recomendações de entidades de reconhecida competência técnico-científica mundial e por isso deve ser seguido por todos os Estados”, recomendou o ministro.

Temporão disse ainda que o medicamento, caso usado indiscriminadamente, pode causar problemas graves como astrogenia, que são os efeitos colaterais, e a resistência do vírus ao medicamento. “Por esses dois motivos, autoconsumo em hipótese alguma e banalização na distribuição em hipótese alguma”, enfatizou Temporão.

Para ele, o protocolo é uma orientação para evitar o uso irracional, o desperdício e reduzir efeitos colaterais indesejáveis. “Se a organização Mundial de Saúde recomendar alguma alteração nos critérios, certamente iremos rever. O que não aconteceu até agora”, complementou o ministro.

O secretário Gilberto Martin reforçou também que até o momento todos os pacientes foram atendidos adequadamente e que não há falta de medicamento no Paraná, já que o fornecimento pelo Ministério da Saúde tem ocorrido conforme a demanda necessária.

“As pessoas não podem entrar na conversa de que está faltando remédio, porque isso não é verdade. Alem disso, todas as pessoas mais graves têm recebido o tratamento adequado”, enfatizou o secretário.

No Paraná, a Secretaria da Saúde divulgou uma nota oficial ressaltando o cumprimento do protocolo do Ministério da Saúde para a indicação do medicamento.

Para tranquilizar a população, uma das recomendações do secretário é que as pessoas estejam atentas às fontes onde obtêm informações sobre a nova gripe. Ele orienta que muitas informações que chegam por e-mail ou são obtidas em sites que não são páginas oficiais de saúde, não são seguras e podem confundir a população, além de gerar um pânico desnecessário.

“Para obter informações seguras, é preciso acessar sites oficiais de saúde como da Organização Mundial da Saúde, Organização Pan-Americana de Saúde, Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde e das Secretarias Municipais de Saúde. Fora disso, o resto é tentativa de colocar na população um pânico com informações que não correspondem à realidade”, explicou.

Para evitar complicações, a população deve estar atenta ao agravamento dos sintomas da gripe que podem indicar um quadro mais delicado. “Aqueles que estiverem com sintomas de gripe devem prestar a atenção na elevação da febre, com início abrupto, que não cede a medicação antifebril e se sentem falta de ar. Esses sintomas são indícios de um quadro que pode ser mais grave, e por isso devem receber acompanhamento médico”, explica Martin.

Sites recomendáveis para obter informações de Influenza A:

www.who.int
www.opas.org.br
www.saude.gov.br
www.saude.pr.gov.br

Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado