Saúde

Todo mundo tem direito, mas falta vontade política
05-02-2010 10:59

Há seis anos, o Governo Federal criou o programa Farmácia Popular do Brasil, que consiste na distribuição de medicamentos de 80% a 90% mais baratos, que compreendem preservativos masculinos e medicamentos indicados para atender as doenças mais comuns no país. Todos os municípios podem participar do programa e ter um estabelecimento próprio montado e mantido com verbas federais. A população de São José dos Pinhais só não conta com o serviço devido à falta de vontade e interesse políticos.

Atualmente, o Brasil possui 600 Farmácias Populares executadas pela Fundação Oswaldo Cruz, divididas em três tipos:

1- Do Brasil: parceria direta da Fiocruz com o Ministério da Saúde
2- Parceria de Prefeituras Municipais com o Ministério da Saúde
3- “Aqui tem farmácia popular”: convênio de farmácias privadas com o Ministério da Saúde

Os tipo 1 e 2 oferecem os mesmos medicamentos; já o tipo três disponibiliza apenas medicamentos para diabetes, pressão e anticoncepcionais.

Não se devem confundir farmácias privadas, que possuem nome similar, enfatizando a palavra "popular", com o programa nacional. Confie apenas naquelas que tem o símbolo do Ministério da Saúde.

Para implantar a Farmácia Popular do Brasil nos municípios o Governo Federal libera uma verba inicial de R$ 50 mil (cinqüenta mil reais) para adaptação do local escolhido para o funcionamento da farmácia, mais R$ 10 mil (dez mil reais) mensais para ajuda de custo, como manutenção dos funcionários. Ou seja, o investimento em medicamentos e estrutura física do estabelecimento é zero para o município, mas os benefícios para a população são grandes.

Uma vez instalada a Farmácia Popular do Brasil em São José dos Pinhais, a Farmácia Básica não será afetada, pelo contrário, o programa nacional complementará o municipal, uma vez que a Popular tem medicamentos que a Básica não tem e vice-versa. Assim, os cidadãos serão mais bem atendidos, pois terão mais uma opção para adquirir medicamentos a baixo custo. Importante lembrar que ambas as farmácias atendem tanto os usuários do SUS quanto da rede privada. O diferencial está na abragência do público. Enquanto a básica atende somente os moradores do município, a Popular atende cidadãos de qualquer localidade.

Resumindo: sendo que o custo é zero para implantação da farmácia e o programa só trata vantagens para o município, o que falta é vontade dos gestores em proporcionar acesso fácil e barato à saúde.


Curitiba
Enquanto São José dos Pinhais não conta com a Farmácia Popular do Brasil, os sãojoseenses podem usufruir da unidade de Curitiba, localizada no endereço: Rua Cândido Lopes, 208, Centro – Próximo a Biblioteca Pública. Telefone: 3324-7572.


Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São José dos Pinhais
Secretaria de Imprensa e Comunicação
Jornalista Responsável: Loriane Fogaça
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado