Saúde

Unidades de saúde do Paraná começam a receber vacina contra rotavírus
03-03-2006 16:37

Curitiba - A Secretaria da Saúde do Paraná está distribuindo para todas as Unidades Básicas de Saúde a vacina contra o rotavírus (Vacina Oral de Rotavírus Humano). O vírus causa a doença diarréica, que pode levar à morte por desidratação. Na próxima segunda-feira (6) começa a vacinação em todos os postos do estado.

O Ministério da Saúde enviou para o Paraná 27 mil doses da vacina para serem aplicadas em crianças com idades entre 45 dias e cinco meses e meio, que deverão tomar duas doses da vacina. A primeira dose será dada às crianças com idades entre seis e 14 semanas e segunda dose será aplicada em todas as crianças com idades entre 14 e 24 semanas.

Segundo o secretário de Saúde do Paraná, Cláudio Xavier, até o final do mês chegarão ao estado mais 35 mil doses, que depois da campanha entrarão no sistema de vacinas de rotina.

De acordo com informações do ministério, a vacina contra o rotavírus foi incluída no calendário do Programa Nacional de Imunizações porque esse tipo de vírus é responsável por cerca de 30% dos casos de diarréias graves em crianças de até cinco anos de idade. Com a vacina, estima-se que haverá uma redução de até 42% das internações hospitalares por diarréia.

Neste ano, ainda não foram o Paraná, este ano, ainda não foram registrados surtos de rotavírus. No ano passado ocorreram 45 casos em nove surtos, em quatro cidades diferentes.

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado