Saúde

Vacinação contra a rubéola continua no Paraná
08-10-2008 11:31

A Secretaria de Saúde ainda disponibiliza doses de vacina contra a rubéola. A vacinação iniciada em 9 de agosto foi estendida sem data definida para término. O objetivo é atingir os 95% dos homens de 20 a 39 anos de idade. “Ainda existem mais de 500 mil pessoas na faixa etária da campanha que não receberam a vacina. Essa população, além de estar suscetível à doença, pode também prejudicar outras pessoas, principalmente mulheres gestantes, que correm o risco de desenvolver a Síndrome da Rubéola Congênita”, alerta o secretário da Saúde, Gilberto Martin.

A Síndrome da Rubéola Congênita causa danos irreversíveis ao feto. A criança poderá ter catarata, glaucoma, surdez, autismo e cardiopatias. A Síndrome acomete de 40 a 60% dos recém-nascidos cuja mãe foi infectada durante os dois primeiros meses de gestação; 30 a 35% dos recém-nascidos, no caso de contágio no terceiro mês de gestação; 10% quando a infecção ocorre durante o quarto mês.

Até o momento, dos 3,5 milhões de paranaenses que se encontram na faixa da campanha de vacinação, 85,16% foram vacinados. No País, essa porcentagem está em 88,29%. A região nordeste – com 90,81% de cobertura vacinal – é a que esta mais próxima de atingir a meta de 95% de cobertura. O Sul é o terceiro em número de vacinados, com 87,34%.


Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado