Segurança

Colônia Penal Agrícola vai receber alambrado para ampliar segurança
24-03-2008 19:44

O secretário da Justiça e da Cidadania, desembargador Jair Ramos Braga, anunciou nesta segunda-feira (24) a instalação de alambrados nas dependências da Colônia Penal Agrícola, em Piraquara. A intenção é evitar que os presos que cumprem pena no regime semi-aberto possam circular por todo o espaço da unidade. O anúncio foi feito durante a reunião Mãos Limpas, onde o governador Roberto Requião e parte do secretariado buscam soluções para a segurança pública no Paraná. “A Secretaria da Justiça fez um projeto bastante arrojado no sentido de melhorar muito a situação na Colônia Penal”, afirmou.

Braga explicou que a área da Colônia Penal Agrícola foi dividida em cinco regiões. Cada uma delas vai receber sete alojamentos. Ele destacou que um alojamento, que hoje comporta 120 presos, passará a acomodar 21 detentos. Segundo o secretário, estão sendo instalados alojamentos para canteiro de trabalho, ensino, saúde, para visita, visita íntima e para triagem. “O preso chegando no regime semi-aberto passa por triagem, por uma comissão técnica de classificação formada por psiquiatra, psicólogo e pedagogo e dali é encaminhado para um local daqueles, com alojamento e alambrado. Seria a individualização da pena”, explicou.

A idéia de colocar o alambrado, segundo o secretário, é para restringir a área de circulação do preso dentro da Colônia Penal Agrícola. “Hoje ele circula em 300 alqueires da Colônia. Todos os alojamentos vão ter dois alambrados”, disse, explicando que é uma forma de evitar que os presos, de graus diferentes de periculosidade, venham a se misturar.

De acordo com o secretário, a instalação de alambrados vai evitar situações como, por exemplo, a ameaça que um preso venha a sofrer de outros presos que já estejam cumprindo pena no regime semi-aberto. Este seria, conforme Braga, um dos motivos que levam à evasão da Colônia Penal Agrícola.

AEN
Foto Arnaldo Alves-SECS
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado