Serviços Públicos

Bombeiros do Paraná se destacam em desafio nacional de resgate veicular
09-11-2022 12:07

Os militares do Corpo de Bombeiros do Paraná conquistaram o segundo e o quarto lugares no Desafio Nacional de Resgate Veicular, na cidade de Chapecó, em Santa Catarina. Esta é a 5ª edição do desafio, que ocorreu no início do mês. Os prêmios eram três vagas para representar o Brasil no Desafio Mundial de 2023, que será na Espanha.



De acordo com o major do Corpo de Bombeiros do Paraná e avaliador da World Rescue Organization (WRO), Ícaro Gabriel Greinert, o benefício de competir em um desafio como esse é o retorno da equipe melhor capacitada para sua unidade.



“Após o fim de cada prova, os avaliadores presentes repassaram um briefing mostrando para as equipes onde elas precisavam melhorar, fazendo com que treinem, cada vez mais, para obter bons resultados em competições futuras. No ano que vem teremos novos desafios e, para isso, a equipe precisa estar preparada”, afirmou.



Treze equipes, de seis estados, participaram. Dentre elas, três do Paraná: uma do 1º Grupamento de Bombeiros (GB) de Curitiba, uma do 4º Grupamento de Bombeiros de Cascavel (Oeste) e uma equipe exclusivamente feminina, composta por bombeiras militares de todo o Estado.



Durante o desafio houve simulações de atendimentos, na qual foi necessário empregar técnicas e táticas de remoção das vítimas presas nas ferragens. Foram três provas e, durante os três dias de competição, as equipes, formadas por seis bombeiros, foram avaliadas em três áreas do conhecimento: de comando, técnica e médica.



O grupo do 4º GB conquistou o segundo lugar na categoria Equipes em Desenvolvimento e o quarto lugar no Desafio Nacional de Salvamento Veicular. Já a feminina StabFem conquistou o terceiro lugar na categoria Equipes em Desenvolvimento, e o 2? tenente William Steffen Risardi, também da equipe do 4º GB, ficou no segundo lugar geral na categoria Comando.



“A participação em um desafio como esse vai além da competição, pois a disputa possibilita um aprimoramento maior das técnicas de todos os bombeiros, resultando na evolução da atividade de resgate veicular em todas as corporações. O conhecimento adquirido é disseminado em todo o Estado, tornando o atendimento aos acidentes de trânsito mais eficaz”, afirmou a comandante da Equipe StabFe, capitã Thayane Gracielle Batista de Lima.



INTEGRAÇÃO – O encontro promoveu a integração de bombeiros de todo o País, viabilizando uma troca de conhecimentos e experiências em todas as áreas de atuação dos Corpos de Bombeiros, buscando sempre melhorar os serviços prestados à população. Em 2023 haverá a 6º edição do Desafio Nacional de Resgate Veicular, com local e data a definir.



Agência Estadual de Notícias

POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado