Serviços Públicos

Universidades estaduais vão ajudar programas como o Paraná em Ação
26-02-2011 12:39

A Secretaria de Relações com a Comunidade e a Universidade Estadual de Maringá (UEM) formalizaram, nesta sexta-feira (25), um termo de cooperação mútua para o desenvolvimento de projetos e programas voltados para a comunidade. A solenidade foi realizada na Sala dos Conselhos Superiores, no bloco da Reitoria.

O documento foi assinado pelo secretário Wilson Quinteiro e pelo reitor Julio Santiago Prates Filho. Assinaram como testemunhas a vice-reitora Neusa Altoé, o prefeito Silvio Barros e o coordenador-geral do Paraná em Ação, Marcírio Machado Sobrinho.

O termo de cooperação vai possibilitar uma extensão física da Secretaria de Relações com a Comunidade no campus, aproveitando o conhecimento de professores e alunos na elaboração de projetos nas mais diversas áreas.

A parceria prevê ainda a contribuição da UEM nos eventos do Paraná em Ação, que oferece à comunidade a confecção de carteiras de identidade, CPFs, carteira de trabalho e títulos de eleitor, além de atendimentos na área de saúde com diversos exames, orientações e noções de prevenção e atendimento na área jurídica, entre outros serviços gratuitos.

O secretário Wilson Quinteiro disse que a primeira pessoa com quem compartilhou a vontade de realizar o convênio foi o reitor Julio Prates Filho. “Sempre me perguntei por que o governo não utilizava todo o potencial das universidades. Vamos buscar a excelência destas instituições para desenvolver projetos de cunho social”, afirmou, lembrando que assinou convênio semelhante com a UEPG e que também serão assinados com outras instituições estaduais como a Unioeste, a UEL e a Unicentro.

Quinteiro ainda disse que a Secretaria das Relações com a Comunidade vem ampliando a procura de parceiros e, para isso, visitou diferentes embaixadas em Brasília e constatou o interesse de vários países em investir recursos, sem contrapartida, em projetos sociais no Paraná.

A Espanha, por exemplo, mostrou interesse em investir em um projeto que revitalize o Caminho de Peabiru. “Para garantir os recursos, precisamos da colaboração das universidades para o desenvolvimento de projetos. Temos condições de grandes realizações e podemos até, mais para a frente, exportar tecnologias sociais, como o Paraná em Ação. Vamos fazer o melhor para aqueles que mais precisam”, disse o reitor.

O reitor da UEM também destacou o bom relacionamento do governo Beto Richa com a instituição e com Maringá. “A UEM é parte do governo estadual. Com essa parceria, vamos avançar e levar o desenvolvimento a todas as regiões do Estado”, afirmou Julio Prates.

O prefeito Silvio Barros II disse que é um orgulho ver o governo do Estado buscando em Maringá o conhecimento e a experiência do seu povo. “O secretário Wilson Quinteiro, ex-aluno da UEM, tem uma ampla visão administrativa e política para colaborar”.

Esse tipo de convênio poderá ser modelo para o Paraná inteiro e, por isso, Maringá e a universidade têm a responsabilidade de fazer dar certo, acrescentou o prefeito. Ele adiantou que a prefeitura vai apoiar a realização do Paraná em Ação na Universidade.


Secretaria de Estado da Comunicação Social - SECS
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado