Trabalho e Emprego

Aumenta procura de empresas por trabalhadores com necessidades especiais
08-04-2009 20:38

O Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (PPD) - executado pela Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego e Promoção Social – registrou aumento na procura por funcionários com necessidades especiais. Desde janeiro, 4.131 empresas fizeram cadastro no PPD. Agora, chega a 1.491 os postos de trabalho abertos pelo programa, em 2009, no Paraná.

Entre janeiro e março deste ano, 504 pessoas com deficiência foram colocadas no mercado formal de trabalho pelo PPD. Em 21 anos de programa foram colocadas aproximadamente 18 mil pessoas com deficiência no mercado formal de trabalho. Destes, 10.847 foram a partir de 2003. “Isso representa 60% de todas as contratações realizadas pelo programa desde a implementação e mostra o aumento da confiança do empregador e do empregado no nosso serviço”, analisou o secretário Nelson Garcia.

Segundo o coordenador do programa, Simão Stczaukoski, a crise financeira mundial não afetou o mercado de trabalho para deficientes. “A lei de cotas obriga toda empresa com 100 ou mais empregados a preencher de 2% a 5% dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas com deficiência”, explica ele.

PARCERIA – A coordenadora estadual da Intermediação de Mão-de-Obra, Angela Carstens, explica que a Secretaria tem o papel de fazer a intermediação entre a empresa que precisa cumprir a lei de cotas e o trabalhador com deficiência que precisa de oportunidade para conseguir uma vaga de emprego. “Uma empresa fiscalizada pelos órgãos responsáveis busca a Agência do Trabalhador para contratar pessoas com deficiência. Se nos cadastros não existir trabalhadores que preencham as necessidades de qualificação da empresa, a Secretaria articula parcerias com instituições que oferecem qualificação profissional aos trabalhadores”, detalha.

A grande demanda fez com que os sindicatos patronais buscassem parcerias com Governo do Estado para qualificar os trabalhadores sem experiência. Exemplo disso, os cursos de qualificação profissional em metalurgia e administração, destinados exclusivamente para pessoas com deficiência, que serão realizados junto com o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado do Paraná (Sindimetal-PR).

Angela lembra também a importância de articulações com outras secretarias e entidades do Governo Federal. “As articulações são a diferença no programa. No Paraná nós temos a Secretaria do Trabalho articulada com o Ministério Público do Trabalho, a Delegacia Regional do Trabalho e a Secretaria de Educação. Além disso, temos parcerias com o Sistema S.”

Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado