Trabalho e Emprego

Cidades das regiões mais pobres geram novos empregos no Paraná
03-07-2008 11:47

Na lista das 100 cidades paranaenses que mais geraram emprego, de janeiro a maio de 2008, estão 17 municípios do Centro Expandido, formado por algumas das regiões mais pobres do Paraná. Dos 127 municípios que compõem a área, 50 ficaram entre os 200 melhores resultados do Estado e três entre os 200 com melhor desempenho no Brasil. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.

Jacarezinho, no Norte Pioneiro, gerou 1.916 empregos formais. Alcançou a 11ª posição no ranking estadual e a 117ª no nacional. Na região do Vale do Ivaí, as cidades de Jandaia do Sul (1.315 novos postos de trabalho) e Apucarana (1.260) ficaram em 16º e 17° lugares na lista paranaense. Os bons resultados de Jandaia e Apucarana garantiram a 186ª e 198ª colocações, respectivamente, entre todos os municípios do Brasil.

O secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia, considera que os números são reflexo da escolha da região como prioritária para investimentos do governo. “O governador Roberto Requião conhece as particularidades destes municípios e respeita suas vocações. Sabemos que o acesso ao emprego formal é fundamental para elevar a renda e reduzir a pobreza e, por isso, priorizamos as atividades com maior impacto social”, explica.

“O Governo do Estado também investe na região através dos programas sociais, como o Luz Fraterna, Leite das Crianças, Compra Direta. O Banco Social, programa de microcrédito, foi relançado pelo governador com o objetivo de desenvolver esta região em especial”, acrescenta o secretário.

Garcia disse ainda que dados do Caged mostram que recentes notícias não mostraram a real situação da região. O município de Ibaiti, citado pelo jornal Gazeta do Povo como “abandonado pelo Governo do Estado”, gerou 944 empregos formais nos primeiros cinco meses do ano e ficou em 24° lugar na lista paranaense e em 291º na nacional. Santo Antônio da Platina, que também aparece na matéria, criou 448 empregos e, junto com Marechal Cândido Rondon, figura em 41° no ranking estadual.


AEN

POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado