Trabalho e Emprego

Obras de saneamento aquecem mercado de trabalho no Litoral
16-02-2009 19:36

firmaram parceria para dar cursos sobre a instalação de redes de esgoto a profissionais em Matinhos e Pontal do Paraná, no Litoral. Os cursos estão programados para esta quinta e sexta-feira (19 e 20). A iniciativa se deu pelo aquecimento do mercado de trabalho para encanadores depois da inauguração das estações de tratamento de esgoto (ETEs) naqueles municípios, em dezembro passado, e do programa “Se Ligue na Rede”, para a correta ligação dos imóveis à rede de esgoto.

A demanda por profissionais da construção civil relacionada ao programa “Se Ligue na Rede” pode ser constatada através das consultas recebidas pela Agência do Trabalhador em Pontal do Paraná e Matinhos. Desde os primeiros dias da campanha, incentivando os proprietários de imóveis a regularizarem as ligações de esgoto, as duas unidades de apoio à recolocação profissional têm atendido, em média, 25 solicitações semanais por mão-de-obra especializada. “Notamos que a campanha da Sanepar motivou a procura por trabalhadores aptos a fazer as obras hidráulicas relacionadas ao esgotamento sanitário”, informa Manoel Mesquita Santana Filho, gerente da Agência de Pontal do Paraná.

TREINAMENTO – Para atender tanta procura, a Sanepar e a Agência do Trabalhador estão montando duas turmas de treinamento para formar 50 profissionais em Pontal do Paraná e Matinhos. Durante o curso de oito horas de duração, os encanadores aprenderão todas as técnicas necessárias para a correta ligação na rede esgoto, abordando desde o uso de materiais recomendados até as avaliações necessárias sobre declividade de terrenos. “A qualificação é uma ação de responsabilidade social da Sanepar, já que levamos ao mercado um trabalhador preparado e a população tem a garantia que receberão um serviço de qualidade”, explica Maria Arlete Rosa, diretora de Meio Ambiente e Ação Social da empresa.

Segundo Stênio Jacob, diretor-presidente da Sanepar, os investimentos feitos em saneamento básico, além de gerar qualidade de vida, proporcionam reflexos na economia local. Ele lembra que durante as obras das duas ETEs, que exigiram aporte de R$ 108 milhões, foram gerados 2.700 empregos diretos e outros 13.500 indiretos. “E o reflexo desses investimentos para o mercado de trabalho do Litoral continua agora, com os moradores contratando mão-de-obra para fazer a ligação do esgoto de seus imóveis à rede da Sanepar”, explica, lembrando que nos dois municípios deverão ser executadas 6.694 novas ligações prediais.

AEN



Procurando imóveis no Litoral Paranaense? Consulte ImoveisGuaratuba.com clicando aqui!
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado