Turismo

Obras de recuperação em Matinhos seguirão em andamento durante a temporada de verão
10-11-2022 11:19

As obras de recuperação da Orla de Matinhos, no Litoral do Estado, continuarão em andamento durante a temporada de verão, mas de maneira equilibrada, respeitando o maior fluxo de veranistas. O Verão Maior Paraná começa no final de dezembro e segue até o dia 31 de janeiro de 2023 e terá diversas atividades promovidas pelo Governo do Estado. Os veranistas irão usufruir uma faixa de areia nova e ampla, com até 100 metros de largura, entre Caiobá e o Balneário Flórida.



Nos locais em obras, placas de sinalização informarão a população sobre trechos interditados para a construção da nova infraestrutura, como calçadas, ciclovias, pistas de caminhada e corrida e paisagismo. 



“É importante que a população respeite essas placas para evitar imprevistos durante seu período de lazer, como acidentes com máquinas trabalhando e até mesmo buracos”, destacou o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Everton Souza. 



Na praia de Caiobá, onde a engorda da faixa de areia foi concluída em julho deste ano e já pode ser utilizada pela população, além das tendas de atendimento das secretarias estaduais, será montada uma arena para realização de shows. 



Neste trecho, que contempla 1,8 km do Canal da Avenida Paraná até o Pico de Matinhos, as obras urbanísticas, com nova calçada, ciclovia, pistas de caminhada e corrida e paisagismo, já está com mais de 60% de conclusão.



As tendas de serviços do Estado serão colocadas nos balneários de Matinhos, onde a areia segue em estabilização em um prolongamento de 4,5 km (entre o Pico de Matinhos e o Balneário Flórida). Esse espaço ainda não pode ser usufruído para lazer, mas há expectativa de liberação total até dezembro. As obras urbanísticas já começaram nesse trecho e devem continuar durante a temporada de verão, com pequenas interdições no acesso à praia e as ruas da beira-mar.



O diretor de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do Instituto Água e Terra (IAT), José Luiz Scroccaro, afirma que novas obras não serão iniciadas na alta temporada. “O Consórcio Sambaqui dará continuidade ao que já está sendo realizado no Litoral, com a construção da infraestrutura urbanística, o espigão no Pico de Matinhos, os guias-correntes do Canal da Avenida Paraná, além de obras de micro e macrodrenagem”, explicou.



OBRAS – A cidade de Matinhos recebe investimentos de R$ 314,9 milhões para modernização em diversas frentes de trabalho. Além da engorda da faixa de areia, estruturas marítimas semirrígidas (espigão, headlands, guias-correntes) e obras em canais de macrodrenagem e redes de microdrenagem vão fortalecer o turismo e as condições da cidade. A revitalização urbanística da praia e da calçada, com o plantio de árvores nativas e melhorias na pavimentação asfáltica, completa o pacote.



Na orla da praia serão construídos dois guias-correntes (Canal da Avenida Paraná e Canal do Rio Matinhos), dois headlands (Balneários Riviera e Flórida) e um espigão (Praia Brava, na altura do Pico de Matinhos). A função do espigão é garantir a estabilidade da engorda da faixa de areia. A estrutura conta com a instalação de bags preenchidos com areia e cobertas por uma manta. Também estão em fase de instalação a colocação de camadas de pedras que minimizam o impacto das ondas na estrutura. Posteriormente, serão colocados os tetrápodes, que protegem as estruturas de ondas maiores, de até 5 metros de altura, e no início do ano que vem está prevista a finalização de concreto e o paisagismo.



Agência Estadual de Notícias

POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado