Maná da Segunda

Maná da Segunda - 5 Passos na Luta Para Prosperar nos Negócios



Por Rick Boxx

Em minha carreira bancária e em consultoria tenho ajudado muitas companhias em seus esforços para se tornarem lucrativas. Muitas empresas foram fechadas recentemente e outras tantas estão fazendo o que podem para sobreviver. Eu gostaria de ressaltar cinco passos que podem ajudar sua empresa a se tornar financeiramente estável e prosseguir tendo sucesso. 

1. Conheça a condição do seu rebanho.  Você precisa conhecer o valor real de mercado de seus ativos, ter um registro contábil exato de todos os seus débitos e obrigações, e entender o seu atual fluxo de caixa, incluindo aí os seus rendimentos e despesas do último mês. Provérbios 27:23 ensina: “Esforce-se para saber bem como suas ovelhas estão, dê cuidadosa atenção aos seus rebanhos.” Isso obviamente se aplica ao bem-estar de seu pessoal, uma vez que eles são o seu maior ativo. Entretanto, suas finanças são igualmente importantes. Se você não tem informações financeiras exatas, encontre um contador imediatamente! Sem boa informação financeira, sua chance de sobrevivência é mínima.  

2. Faça caixa.  Empresas que lutam para sobreviver sempre estão famintas por dinheiro. Muitos negócios têm ativos improdutivos ou subprodutivos. Deixe-me sugerir duas formas de fazer caixa. Primeiramente, muitas companhias têm equipamentos ou estoques, ou recebíveis subutilizados e que podem ser convertidos em dinheiro. Em segundo lugar, comece a reduzir despesas desnecessárias. Em Êxodo 4:2, Deus disse a Moisés: “...Que é isso em sua mão? ‘Uma vara’, respondeu ele.”  Deus utilizou um ativo improdutivo de Moisés – sua vara – tornando-a uma ferramenta produtiva que espantou Faraó, o rei egípcio. O que você possui que Deus pode usar para proporcionar a tão necessária injeção de dinheiro no seu negócio? 

3. Projete um futuro realista.  Sem um plano financeiro você continuará a ter maus hábitos de gasto ou então não atingirá suas metas de vendas. Se a sua empresa está lutando para sobreviver, se esforce para convencer seus credores a trabalhar com você no desenvolvimento de estratégias alternativas de pagamento a fim de que você possa permanecer operando. Isso, por sua vez, exige que você crie um plano realista para sua companhia. Provérbios 21:5 nos instrui: “Os planos bem elaborados levam à fartura; mas o apressado sempre acaba na miséria.”  O seu plano deve ser uma projeção conservadora com base nos seus atuais números em vendas. Se você construir sua estrutura de gastos e pagamento de débitos com base em números de vendas razoáveis, terá a chance de atingir suas metas. 

4. Comunicação.  Quando fui contratado para receber empréstimos ruins ou não pagos para um banco em dificuldades, aprendi a apreciar aqueles que se comunicavam abertamente comigo. Por vergonha ou incerteza, as pessoas geralmente se recusam a comunicar suas dificuldades a seus credores. Ao invés de ajudar, isso é um obstáculo às chances de sucesso. Se alguém se comunica honestamente comigo, eu posso ajudar a desenvolver um plano de pagamento. Entretanto, eu geralmente me torno inflexível para com aqueles que se “esquivam” de mim. Como admoesta Efésios 4:45: “Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo.” Se você está tendo dificuldades nos negócios, jogue fora o orgulho e se comunique honestamente com seus credores. 

5. Concentre o foco nos clientes.  Desde o começo da pandemia, muitos restaurantes que visitei têm levado o nível do serviço ao cliente a um novo patamar. Eles perceberam que sua sobrevivência depende da retenção e crescimento de uma clientela satisfeita. Quando uma empresa luta por sua sobrevivência surgem tantas questões urgentes que se torna fácil passar por cima da razão pela qual você iniciou o seu negócio – satisfazer as necessidades dos seus clientes. Como Romanos 15:2 diz: “Cada um de nós deve agradar ao seu próximo para o bem dele, a fim de edificá-lo.”  Para sobreviver você precisa adotar as medidas que estamos discutindo, mas de alguma forma você deve encontrar tempo e energia para agradar aos seus clientes. 

Próxima semana tem mais!

Rick Boxx é presidente e fundador da "Integrity Resource Center", escritor internacionalmente reconhecido, conferencista, consultor empresarial, CPA, ex-executivo bancário e empresário. Adaptado, sob permissão, de "Momentos de Integridade com Rick Boxx", um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã.  Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto.

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2022 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

Questões Para Reflexão ou Discussão  

1. Como você avalia a estabilidade de sua empresa neste momento? Ela está prosperando ou lutando e trabalhando para sobreviver? Como a pandemia e suas restrições afetam sua empresa?

2. O fluxo de caixa é ou já foi um problema para o seu negócio? Que ativos você tem disponíveis para que, se necessário, sejam convertidos em dinheiro?

3. A maioria de nós prefere operar de acordo com uma perspectiva otimista, no melhor cenário possível.  Mas, em tempos de dificuldade, o melhor é fazer projeções realistas, mesmo conservadoras. Como podemos fazer para visualizar um futuro realisticamente?

4. Por que, em sua opinião, o serviço ao cliente é o mais prejudicado quando as companhias passam por dificuldades? Como essa armadilha comum pode ser evitada? Que pontos positivos podem resultar de insistir-se em sempre ter como foco os interesses dos clientes?   

 

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 11:14, 24-25;  12:1, 15;  14:4;  15:22, 32;  16:20;  18:15;  19:20;  22:3;  28:20. 

 

 


Veja mais Maná da Segunda