Maná da Segunda

Maná da Segunda -> A Mais Perigosa Arma no Ambiente de Trabalho



Por Robert Tamasy


Anos recentes têm sido arruinados por horrendos atos de violência no ambiente de trabalho. Especialistas se esforçam para apontar causas e soluções para tais incidentes. Existe, contudo, uma forma diferente de comportamento violento que recebe pouca atenção, mas todos os dias causa grandes males. Eu me refiro à devastação e ferimentos cruéis causados pelo uso indevido ou pelo abuso de uma “arma” que todos nós possuímos: a língua.

Observamos situações em que o gerente chama a atenção do liderado de maneira furiosa e imprópria. Colegas cuja discussão evoluiu para discórdia e daí para uma série de comentários ásperos e depreciativos de ambas as partes. Cliente que atacou o Caixa da loja por algo que achou errado, cego para o fato que o funcionário fez o possível para contornar a situação.

Com ajuda da tecnologia o perigo da língua afiada expandiu-se para o domínio virtual. De maneira precipitada pessoas maldosamente engendram e-mails e SMS ou gravam mensagens expressando sua cólera. Sentimos-nos inclinados a compartilhar pensamentos que não poderíamos nos dar ao luxo de liberar, pela via de escape das mídias sociais.

Este problema não é novo. Bem antes de qualquer um sonhar com Internet, o presidente Harry Truman reconheceu o perigo da comunicação feita antes que o tempo pudesse acalmar as emoções em ebulição. Ele estabeleceu uma regra pessoal: qualquer carta escrita num momento de ira deveria permanecer 24 horas na escrivaninha antes de ser enviada. Somente depois deste “período para acalmar os ânimos”, se nada mudasse, ela seria enviada. Ao final de sua vida Truman tinha acumulado cartas não enviadas suficientes para encher uma grande gaveta.

A Bíblia aborda o assunto em inúmeras passagens, como em Tiago 3.5-9: “A língua é um pequeno órgão do corpo, mas se vangloria de grandes coisas. Vejam como um grande bosque é incendiado por uma simples fagulha. Assim também, a língua é um fogo...[que] ninguém consegue domar. É um mal incontrolável, cheio de veneno mortífero. Com a língua bendizemos o Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus” .

Eu admito ter sido culpado também nessa área. Durante muitos anos, sempre que a ira fervia, eu cuspia palavras verbalizando meu descontentamento. Assim eu aliviava minha frustração, mas causava grandes danos aos meus leitores. Então, aprendi duas lições importantes para lidar com essa perigosa arma:

Pense antes de falar. Geralmente nos sentimos totalmente justificados naquilo que estamos pensando, mas expressá-lo pode causar mais mal do que bem. “Quando são muitas as palavras, o pecado está presente, mas quem controla a língua é sensato” (Provérbios 10.19).

Procure edificar e não destruir. Quando irados, usamos palavras para atacar os outros, mas é muito mais produtivo usá-las para abençoar pessoas e oferecer encorajamento. “Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem” (Efésios 4.29).

Próxima semana tem mais!

Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta. Geórgia, USA. Com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes


Questões Para Reflexão ou Discussão

1. Você pode se lembrar de alguma ocasião em que viu alguém tratar asperamente outro? Como foi que você se sentiu?

2. O uso errado da língua ou o abuso verbal contra outros já foi um problema com o qual você teve que lutar? Como lidou com isso ou está lidando agora?

3. Como você reagiria a uma pessoa que habitualmente abusa verbalmente dos outros? Você acha que deveria se envolver?

4. O versículo de Efésios citado, nos instiga a usar a fala de maneira positiva para ajudar e não infligir sofrimento. Alguém já fez isso com você? Você se lembra de ter dito algo positivo e construtivo para outra pessoa?

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 4.24; 10.20-21; 11.12; 12.14,23; 13.3; 16.23-24; 20.19; 22.11.

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2013 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

Maná da Segunda agora também em audio.
Escute.

Veja mais Maná da Segunda