Maná da Segunda

Maná da Segunda - Adaptabilidade: Ferramenta Para Enfrentar Mudanças



Por Sérgio Fortes

Mudança não é algo novo para nós que labutamos no mercado de trabalho. Quer gostemos ou não, mudança é uma experiência familiar que acontece o tempo todo.

Alguns profissionais e empresários - até mesmo líderes e executivos de alto escalão - declaram com absoluta convicção: “Odeio qualquer tipo de mudança!”, como se a mudança por si só tivesse a capacidade de determinar quem gosta dela e quem não, para então, graciosamente, pedir permissão para se estabelecer. 

Uma das mais respeitadas estações de rádio do meu país, o Brasil, usa um slogan próprio que nos força a pensar: “Em 20 minutos, tudo pode mudar!”. Entretanto, em muitos casos, mudanças – mesmo as mais radicais – podem acontecer repentinamente em muito menos do que 20 minutos.  

Quem poderia esquecer que, cerca de 18 meses atrás, os primeiros casos de Covid-19 abalaram o mundo inteiro? Menos de um mês mais tarde nossa vida privada e profissional virou de cabeça para baixo. Ninguém pediu nossa aprovação antes que as mudanças sociais necessárias fossem decretadas em resposta ao avanço da pandemia.

Como devemos reagir quando uma mudança acontece, seja ela dramática ou apenas uma pequena inconveniência? A reação emocional correta para lidar com as mudanças em nossa vida pessoal ou profissional, de acordo com o professor de Harvard Dr. Daniel Golemann, é chamada de ADAPTABILIDADE. O aclamado pesquisador afirmou que esta é uma das mais importantes habilidades da inteligência emocional. 

Adaptabilidade, disse Golemann, é a habilidade de se ajustar a mudanças, novas situações e eventos inesperados que, embora não previsíveis, são realidade rotineira da vida, especialmente no mundo empresarial e profissional. Porém, mais do que simplesmente ajustar-se, é importante aprendermos a vencer os impactos adversos da mudança. Então, através de uma abordagem positiva para lidar com as mudanças podemos não ter o previsto ou desejado, mas podemos descobrir novas oportunidades. 

Descobri que quando as coisas parecem estar fora de controle, é sábio focar nAquele que está no controle. Como Deus afirma em Jeremias 29:11: “Porque sou Eu que conheço os planos que tenho para vocês...planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.” Encontramos afirmação semelhante em Provérbios 3:5-6, que nos diz: “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e Ele endireitará as suas veredas.” 

Nas Escrituras encontramos o maravilhoso exemplo do apóstolo Paulo, cujas circunstâncias de vida nas esferas pessoal e profissional mudavam o tempo todo. Se fosse a um local para adorar, ele era expulso. Se embarcasse em um navio, este ameaçava afundar. Se reunisse as pessoas para testemunhar sobre como sua vida mudara, era preso. Certa vez, tendo sobrevivido a um naufrágio, foi picado por uma serpente. 

Paulo poderia ter-se tornado amargurado, queixar-se o tempo inteiro, sentindo-se um perdedor ou fracassado. Ele, porém, fez uma declaração extraordinária que faz com que nos envergonhemos pela forma como lidamos com as nossas mudanças: “Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso nAquele que me fortalece.” (Filipenses 4:11-13).  

Essa declaração vitoriosa me ensina três coisas a respeito de mudança: 

     1. Devo aprender a me adaptar a qualquer circunstância.

     2. Não devo deixar que nenhuma mudança roube meu contentamento.

     3. Devo me firmar e viver pela fé no único fundamento que jamais muda: Jesus Cristo. 

Próxima semana tem mais!

Sérgio Fortes é mentor e consultor em logística e negócios estratégicos corporativos. Como membro do CBMC na cidade de São Paulo, Brasil, coordenou a revisão e tradução do “Monday's Manna” e a tradução em português por mais de 20 anos. Ele permanece comprometido com o Senhor Jesus em Sua missão de fazer discípulos. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto (jcnieto20@gmail.com).

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2021 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

Questões Para Reflexão ou Discussão  

1. Como você normalmente reage a mudanças, especialmente as que chegam inesperadamente e não foram escolha sua?

2. De que maneiras específicas a pandemia do Covid-19 e as mudanças decorrentes dela afetaram você, seu trabalho e sua vida cotidiana? Como você reagiu a essas mudanças?

3. Em tempos de incerteza e ansiedade, para onde você se volta? Como o apóstolo Paulo, você descobre ser capaz de encontrar alegria e paz, mesmo quando o mundo a sua volta parece estar de cabeça para baixo? Explique sua resposta.  

4. A Bíblia apresenta muitas promessas de Deus nos dizendo para confiar nEle mesmo quando as circunstâncias são difíceis, e até aparentemente impossíveis. Que passagens você descobriu serem mais tranquilizantes para você?

 

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Isaías 26:3; 40:31; 41:10; Salmos 37:4-5; 40:1-3; Mateus 28:20; Hebreus 13:5.

 

 


Veja mais Maná da Segunda