Maná da Segunda

Maná da Segunda - Assumir a Responsabilidade e Fazer o Trabalho



Por Robert J. Tamasy

Vivemos em um tempo incomum. Mais e mais, as pessoas parecem não estar dispostas a assumir responsabilidade por suas decisões e ações. Para alguns, isso tem se tornado uma questão de jogar a culpa sobre outros – pessoas, instituições específicas ou a sociedade em geral – e assumir o papel de vítima. Se falham, acreditam que não é por culpa sua, mas sim “do sistema” ou outra pessoa qualquer. Entretanto, o fato é que muito daquilo que nos acontece é de nossa inteira responsabilidade. Se falhamos ou deixamos de atingir nossos objetivos e aspirações, não é culpa de ninguém, mas nossa.  

Helen Keller perdeu a visão e a audição devido a uma doença quando tinha apenas 19 meses de idade. Entretanto, com a ajuda de Anne Sullivan, uma instrutora dedicada, ela venceu suas deficiências consideráveis e se tornou uma escritora, defensora dos direitos dos deficientes e conferencista. Um de seus pontos fortes foi que ela nunca apresentou desculpas; ao contrário, foi capaz de afirmar: “O que estou procurando não está lá fora. Está dentro de mim.”  

Citando o exemplo de Keller, o consultor em liderança Tim Kight observou: “Os médicos não fazem de você uma pessoa saudável. Os nutricionistas não fazem você ficar magro. Os professores não fazem você ficar inteligente. Os treinadores não fazem você ficar em forma. Eles ajudam, mas você tem que assumir a responsabilidade e fazer o trabalho necessário.”

Nós vemos isto todos os dias no ambiente de trabalho. Para obter um emprego, precisamos antes completar um currículo, preencher um formulário e sermos entrevistados. Para fechar uma venda, precisamos interagir com potenciais compradores e informá-los sobre os valores e benefícios de nossos produtos ou serviços. Para ganhar uma promoção ou um aumento de salário, precisamos provar que os merecemos. Como Kight diz, precisamos assumir a responsabilidade e fazer o trabalho. 

A Bíblia tem muito a dizer sobre isto. Por exemplo, ela afirma a virtude do trabalho honesto. “Quando ainda estávamos com vocês, nós lhes ordenamos isto: Se alguém não quiser trabalhar, também não coma.” (II Tessalonicenses 3:10). Até mesmo há dois mil anos as Escrituras estavam ensinando: “Não existe almoço grátis.”

Nós podemos admirar um colega que compreenda como integrar com eficácia sua fé ao seu trabalho, mas será necessário um esforço de nossa parte para realizar a mesma coisa. “Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade.” (II Timóteo 2:15). A “palavra da verdade” – a verdade de Deus tal como revelada nas Escrituras – não vem até nós por osmose. Nós precisamos dedicar tempo para ler a Bíblia, estudá-la, meditar sobre ela e memorizá-la a fim de internalizar suas verdades e princípios para aplicação prática. 

Ao mesmo tempo, para tornar-se um “embaixador de Cristo” (II Coríntios 5:20), consistente e frutífero, também precisamos entender que embora tenhamos um papel importante em nosso sucesso, o mesmo acontece com Deus. Filipenses 2:13 nos diz: “Pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele.” 

Isto se alinha com o que Jesus ensinou aos Seus discípulos quando declarou: “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor... Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim... pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.” (João 15:1-5). Nós precisamos tomar a iniciativa e despender o esforço necessário, mas para realizar os propósitos de Deus para nossa vida, precisamos confiar nele. Como o apóstolo Paulo escreveu, “Tudo posso naquele que me fortalece.” (Filipenses 4:13). 

Próxima semana tem mais!

Robert J. Tamasy, é jornalista, editor e escritor, e autor de "Business at Its Best: Timeless Wisdom from Proverbs for Today's Workplace" e "Tufting Legacies" (ainda não traduzidos para o português). Em co-autoria com David A. Stoddard escreveu "The heart of Mentoring" e tem editado numerosos outros livros, incluindo "Advancing Through Adversity", por Mike Landry. Tamasy mantém um site www.bobtamasy-readywriterink.com e um blog atualizados semanalmente www.bobtamasy.blogspot.com. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto.

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2023 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

Questões Para Reflexão ou Discussão  

1) Você já observou que cada vez mais as pessoas parecem se recusar a assumir responsabilidade por suas próprias vidas e pelas consequências por suas ações e decisões? Cite um exemplo que lhe venha à mente. Como você se sente sobre isso?

2) Você concorda que os médicos não nos tornam saudáveis, professores não nos tornam inteligentes e treinadores físicos não nos deixam em forma? Como podemos equilibrar os papéis que esses e outros profissionais desempenham em nossa vida com a nossa própria responsabilidade para alcançar resultados desejados?

3) O que você acredita que a Bíblia ensina sobre a necessidade de tomarmos a iniciativa e responsabilidade pessoal no trabalho que fazemos e a forma como nos conduzimos na vida cotidiana?

4) Como podemos equilibrar “nossa parte” naquilo que Deus deseja que nós façamos como Seus embaixadores e representantes com a parte que Ele deve desempenhar para realizarmos algo de valor duradouro, até mesmo eterno?

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Eclesiastes 3:9-13; I Coríntios 3:9; Efésios 2:10; II Timóteo 3:16-17; Tiago 2:14-18.  

 

 


Veja mais Maná da Segunda