Maná da Segunda

Maná da Segunda - Chegando ao Real Significado do Natal



Por Por Robert J. Tamasy

Preparados ou não, o ano civil está rapidamente terminando. Isto quer dizer que é tempo de mais uma vez celebrar duas datas que muitos de nós acham significativas: Natal e Ano Novo. Esta semana vamos nos concentrar na observância anual do Natal; na próxima semana, vamos ver o que o início de um novo ano pode significar.

Para muitos negócios, o que se destaca no Natal não é o feriado religioso. A data geralmente é o fator determinante para avaliar se o ano fiscal pode ser considerado como bom ou não. As vendas no varejo geralmente vão às alturas, não somente com a compra de presentes de Natal, mas também com a venda de mercadorias que de alguma forma estão relacionadas às festividades. A rentabilidade do período de Natal afeta grandemente se o balanço de uma empresa estará no vermelho ou não; se o bônus de final de ano será concedido ou não; se o negócio está posicionado para crescimento ou para sofrer aperto financeiro no início do novo ano. 

Para muitos de nós, o Natal também significa uma variedade de coisas a nível pessoal: que presentes devemos comprar (e para quem); festas e outros eventos pessoais para comparecer; a reunião de familiares e amigos para refeições festivas, e quais contribuições para a caridade fazer durante a “época de dar”, só para citar alguns. 

Todas essas são preocupações válidas. Entretanto, para os seguidores de Jesus Cristo, nada é mais importante do que se certificar de separar um tempo para reconhecer e celebrar “a razão verdadeira da data” – o nascimento de Jesus, o filho de Deus. Ou, como Mateus 1:23 nos diz: “...Emanuel, que significa, ‘Deus conosco’”. Sem Jesus Cristo não haveria a necessidade do Natal. As Escrituras mostram isso claramente: 

Deus assumiu a forma humana.  Na pessoa de Jesus Cristo, encontramos o Criador do mundo se tornando um participante ativo no mundo que Ele criou. “No princípio era Aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. Ele estava com Deus no princípio. Todas as coisas foram feitas por intermédio dEle; sem Ele, nada do que existe teria sido feito.” (João 1:1-3). 

Jesus veio para dispersar as trevas.  O nosso mundo parece estar ficando cada vez mais em trevas, com o mal se manifestando de diversas formas. O mercado de trabalho do século XXI não é exceção. Uma das razões para Jesus ter vindo à terra foi para afastar as trevas, para mostrar às pessoas o caminho que leva das trevas e do desespero para a luz e esperança. “NEle estava a vida, e esta era a luz dos homens. A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram.” (João 1:4-5). “Falando novamente ao povo, Jesus disse: ‘Eu sou a luz do mundo. Quem Me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida.’” (João 8:12). 

Jesus veio para pagar o preço que não poderíamos pagar.  A Bíblia ensina que a punição por nossa pecaminosidade, nossa rebelião consciente contra Deus, tem um preço tão alto que é maior do que qualquer coisa que poderíamos jamais pagar. Sendo assim, em Sua misericórdia e graça, Jesus foi para a cruz a fim de pagar o preço em nosso lugar. “Mas Deus demonstra o Seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores.” (Romanos 5:8). “Deus tornou pecado por nós Aquele que não tinha pecado, para que nEle nos tornássemos justiça de Deus.” (II Coríntios 5:21). 

Jesus veio para nos oferecer uma nova vida.  Nós justificamos nossas falhas humanas, dizendo: “Sou apenas humano.” Jesus, que não somente morreu, mas também Se levantou de entre os mortos, nos oferece uma nova vida espiritualmente, libertando-nos daquilo que a Bíblia chama de escravidão do pecado. “Porque morrendo, Ele morreu para o pecado de uma vez por todas; mas vivendo, vive para Deus. Da mesma forma, considerem-se mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus.” (Romanos 6:10-11). 

Próxima semana tem mais!

Robert J. Tamasy, é jornalista, editor e escritor, e autor de "Business at Its Best: Timeless Wisdom from Proverbs for Today's Workplace" e "Tufting Legacies" (ainda não traduzidos para o português). Em co-autoria com David A. Stoddard escreveu "The heart of Mentoring" e tem editado numerosos outros livros, incluindo "Advancing Through Adversity", por Mike Landry. Tamasy mantém um site www.bobtamasy-readywriterink.com e um blog atualizados semanalmente www.bobtamasy.blogspot.com. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto.

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2023 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

Questões Para Reflexão ou Discussão  

1) O que o Natal significa para você? O que ele significa para sua empresa ou organização?

2) Na época do Natal você e sua família têm alguma tradição especial? Qual é ela e por que é importante para você? 

3) Muitos dizem que o verdadeiro sentido do Natal se diluiu, para não dizer que foi dispensado de vez. Você concorda? Por quê?

4) Quando você considera o Natal no contexto de Jesus Cristo, não apenas Seu nascimento, mas também Sua vida, o que lhe vem à mente? 

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema sugerimos: Lucas 1:26-38; 2:1-20; Romanos 3:23; 6: 1-4, 23; II Coríntios 5:17; Gálatas 2:20. 

Desafio

É fácil deixar-se envolver pela atmosfera do Natal e pelas muitas atividades da época. Mas é importante tomar um tempo para refletir sobre o real significado: Jesus Cristo e Sua vida transformadora – vida que transformou o mundo – e Sua missão. Planeje separar algum tempo dentro dos próximos dias para considerar isso juntamente com membros da família ou amigos próximos. Considere: Como o mundo seria diferente se Cristo nunca tivesse vindo?

 

 


Veja mais Maná da Segunda