Maná da Segunda

Maná da Segunda - Contratar com Eficiência?



Por Rick Foster

Quando empregadores contratam uma pessoa, freqüentemente invertem a ordem do que chamo de os “4 requisitos para contratar”: caráter, vocação, competência e química. Muitos procuram pessoas com um bom currículo e experiência na posição a ser ocupada. Quando a lista de candidatos se reduz, muitos escolhem aquele de quem gostam mais.

Uma boa abordagem seria contratar observando primeiramente o caráter. Contratar alguém de grande competência, mas sem caráter, pode ser o pior erro que se pode cometer. Um caráter deficiente pode se espalhar e destruir uma organização por inteiro. Competência é importante, mas a decisão final deveria se basear no nível de caráter revelado depois de checada a instrução, após entrevistas e testes de integridade.

Como I Coríntios 15:33 ensina: “Não se enganem. As más companhias estragam os bons costumes.”

Para dar ênfase à vocação uma grande companhia criou um programa de demissão voluntária (PDV). Anualmente, os empregados de seu “centro de satisfação” têm a oportunidade de se demitirem e receberem mais de U$ 5.000. A empresa descobriu a importância da vocação, contratando aquelas pessoas que se sentem chamadas ou são apaixonadas pela missão da organização.

Em João 6:65-66, Jesus proporcionou um exemplo: “E (Ele) prosseguiu: ‘É por isso que eu lhes disse que ninguém pode vir a mim, a não ser que isto lhe seja dado pelo Pai.’ Daquela hora em diante, muitos dos seus discípulos voltaram atrás e deixaram de segui-lo.” Jesus desqualificou muitos seguidores ao comunicar-lhes claramente Sua missão e dar-lhes a oportunidade de partirem. Se você deseja contratar o melhor, torne sua missão clara para os candidatos e elimine aqueles que não sentem vocação para o trabalho.

Depois de investigar o caráter de uma pessoa e determinar se ela se sente com vocação e apaixonada pela sua missão, o foco fundamental passa a ser selecionar a mais competente. Competência vem em terceiro lugar na minha lista porque muitas habilidades podem ser ensinadas se a pessoa certa tiver o caráter e a paixão desejados. Ao mesmo tempo, encontrar e admitir a pessoa com as melhores habilidades para o trabalho vai melhorar o desempenho de sua empresa e, por fim, a apreciação de seus clientes.

Provérbios 22:29 ensina: “Você já observou um homem habilidoso em seu trabalho? Será promovido ao serviço real; não trabalhará para gente obscura.” O currículo com as habilidades de uma pessoa e seu histórico de trabalho serve como um bom ponto de partida, mas seria sábio desenvolver testes ou pequenos projetos de trabalho para determinar o verdadeiro nível de habilidade e competência de uma pessoa.

Por último, a quarta qualidade importante para se admitir alguém: química. Em uma conferência de que participei ouvi uma história a respeito da importância de contratar pessoas com as quais você tenha uma boa química. O pai do orador havia reduzido a decisão de contratação à escolha entre dois fortes candidatos para uma posição importante dentro de sua organização. Mas ele estava encontrando dificuldade para optar por um deles.

Esse empresário pediu a opinião de seu filho. O discernimento deste foi profundo: “Papai, com qual dos dois o senhor gostaria mais de estar quando viajarem juntos?” Ao escolher alguém para uma posição importante é sábio procurar por um indivíduo com quem se tenha afinidades de pensamento e com quem sua equipe também vai gostar de trabalhar. Como Provérbios 18:24 observa: “Quem tem muitos amigos pode chegar à ruína, mas existe amigo mais apegado que um irmão.”

Próxima semana tem mais!

Texto adaptado de "The Clallenge" (O Desafio), escrito e publicado por Rick Foster, que trabalhou no Lost Valley Ranch, um hotel fazenda em Colorado Springs, Colorado, EUA. Ele agora serve como pastor interino na Carolina do Norte, e ocasionalmente escreve para o The Challenge. Autorização para reprodução, desde que com os devidos créditos, é concedida e estimulada. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto.

 Perguntas para Reflexão ou Discussão  

1. Antes deste “Maná”, se alguém lhe perguntasse que qualidades ou características você buscaria em um futuro empregado, o que você diria?

2. Você concorda com as qualidades mencionadas no texto? Concorda com a ordem de importância que lhes foi atribuída? Por quê?

3. Você ou alguém que conhece já contratou alguém aparentemente muito competente, mas por ser deficiente em outras qualidades provou não ser a pessoa certa para sua empresa? Como lidou com a situação?

4. Qual das quatro características citadas é mais desafiadora para você? Você acha que colocar a ênfase principal à competência é sempre um erro?

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Eclesiastes 4:12; Provérbios 14:15; 19:20; 25:4-5; 26:10; 27:23-27; Filipenses 4:9..

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2016 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

 


Veja mais Maná da Segunda