Maná da Segunda

Maná da Segunda - Cultivando uma Atitude de Gratidão



Por Jim Mathis

A celebração americana anual do Dia de Ação de Graças acontece daqui a alguns dias, nesta mesma semana. Este se tornou um dos meus feriados favoritos porque sei que, como costumava dizer o escritor e palestrante Zig Ziglar, “Sua atitude determina sua altitude”, e uma atitude de gratidão determina a sua alegria. Gratidão e ação de graças caminham de mãos dadas.

Nos dias atuais, tantas pessoas parecem irritadas e insatisfeitas, nem de longe exibindo a atitude que esse feriado requer, mas apenas com um pequeno esforço todos nós podemos encontrar motivos para dar graças. Aqui estão alguns dos meus motivos:

- Sou grato pela minha maravilhosa esposa e parceira de negócios que tem estado ao meu lado já há 50 anos.

- Sou grato por meus pais que me amaram - e amaram um ao outro - e fizeram o possível para que eu tivesse uma excelente educação, não apenas na escola, mas também por meio de várias atividades extracurriculares.

- Sou grato pelos muitos amigos que conheci por meio de várias atividades e ocupações. Isso inclui meus amigos da fotografia, da música, da Câmara do Comércio, e especialmente meus amigos da igreja com os quais compartilho o amor de Deus e o relacionamento com Jesus.  

- Sou grato pelo talento para a música, que não é uma grande parcela da vida de muitas pessoas, mas sou feliz e grato por ela ser assim na minha vida.

- Sou feliz por ter sido capaz de cultivar um “bom olho” – a capacidade de ver rapidamente quando uma coisa é agradável à vista e quando não. Esta é uma habilidade aprendida que me permitiu ganhar a vida como fotógrafo e como desenhista quando necessário.  

- Sou grato por viver em um lugar onde o tempo sempre muda e cada dia pode se transformar em uma aventura – com calor/frio, chuva/sol ou neve e granizo – mas também sabendo que na maior parte dos dias o tempo é perfeito. A temperatura “média” em meu estado natal, Kansas, é de 21 graus, mas não existem dias “médios” por aqui. 

- Sou grato todas as vezes que o telefone toca e alguém começa a me falar sobre sua fotografia antiga que precisa ser trabalhada, já que restauração de fotos é uma das minhas especialidades.

- Sou grato por ter maravilhosas ferramentas e dispositivos feitos por empresas que respeito - para fotografia, música, computadores e outros propósitos - que ajudam a melhorar a minha vida e a vida de outros profissionais criativos.

Pelo que você é grato? Lendo as Escrituras, descobri que ela tem muito a dizer sobre dar graças. Para ajudá-lo a se preparar para um tempo de ação de graças, aqui estão apenas dois exemplos do que ela diz sobre dar graças – e porque devemos fazê-lo: 

Devemos ser gratos por tudo que Deus é e por tudo que Ele tem feito.  O Deus Criador tornou possível tudo o que foi citado anteriormente. Ele merece o reconhecimento e o louvor por isso. “Reconheçam que o Senhor é o nosso Deus. Ele nos fez e somos dEle: somos o Seu povo e rebanho do Seu pastoreio. Entrem por Suas portas com ações de graças, e em Seus átrios, com louvor; deem-Lhe graças e bendigam o Seu nome. Pois o Senhor é bom e o Seu amor leal é eterno; a Sua fidelidade permanece por todas as gerações.” (Salmos 100:3-5). 

Devemos ser gratos por todas as coisas.  Não é incomum nos sentirmos cheios de gratidão quando as coisas em nossa vida estão indo bem, mas mesmo momentos de sofrimento e adversidade podem proporcionar motivos para darmos graças – nem que seja em retrospecto. “Alegrem-se sempre... Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.” (I Tessalonicenses 5: 16,18). 

Próxima semana tem mais!

Texto de autoria de Jim Mathis, dono de um Estúdio de Fotografia em Overland Park, Kansas, USA, especializado em trabalhos corporativos, comerciais e artes dramáticas. Também dirige uma Escola de Fotografia. Jim é autor de "Câmaras de Alto desempenho", livro para pessoas comuns sobre fotografia digital. Foi dono de uma Cafeteria e Diretor Executivo do CBMC, em Kansas City, Kansas, Missouri. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de Juan Nieto.

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2021 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

Questões Para Reflexão ou Discussão  

1. Mesmo que você não conte com uma tradição pessoal ou nacional que separe um dia   específico de ações de graças, o que você pensa da ideia?

2. “Pelo que você é grato?” Como você responderia esta pergunta do autor? Explique sua resposta.

3. Uma das passagens bíblicas citadas diz que devemos direcionar nossa gratidão especificamente a Deus, crendo que Ele é a fonte de tudo quanto experimentamos, mesmo que grande parte seja resultante de nosso trabalho árduo e esforço. Você concorda com isso? Por quê? 

4. Como podemos sentir e expressar gratidão em meio a experiências difíceis, dolorosas e até mesmo trágicas? Você pode pensar em algum momento de adversidade pelo qual agora, em retrospecto, você se sinta grato por ter passado por ele? De que maneira?

 

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: I Crônicas 16:34-36;  Neemias 12:27,43;  Salmos 106:1-5;  Romanos 7:25 – 8:2.

 

 


Veja mais Maná da Segunda