Maná da Segunda

Maná da Segunda - Descobrir e Utilizar Seus Dons Exclusivos



Por Rick Boxx

Quando avaliamos pessoas para ocupar cargos e desempenhar responsabilidades específicas geralmente consideramos seu grau de instrução, experiência, currículos e várias características pessoais.  Mas, será que levamos em conta seus inerentes dons pessoais? 

Algum tempo atrás, ensinando sobre “Chamado”, desafiei um grupo a orar pedindo a Deus que revelasse a eles seus dons e habilidades exclusivos. Fiz isso porque muitas vezes descobrimos que os dons que possuímos, virtualmente desde o nascimento, podem ser fatores significativos em nosso sucesso no trabalho. Tais traços podem ajudar a definir o que fomos “chamados” a fazer tanto profissional quanto pessoalmente. 

O desafio provocou uma discussão considerável, especialmente porque alguns dos participantes nunca haviam se detido para avaliar áreas para as quais eles poderiam ser dotados de forma ímpar. Uma participante, secretária na área jurídica, disse-me mais tarde que acreditava que Deus tinha mais para ela. Assim, ela decidiu orar pedindo a Ele que revelasse o que poderia ser e lhe desse clareza acerca de suas buscas vocacionais futuras.  

Naquela semana, seu chefe a informou que os executivos da matriz estavam tão impressionados com suas habilidades em treinamento que decidiram promovê-la dando-lhe o título e a responsabilidade de Treinadora Nacional para as secretárias da empresa. Ela ficou maravilhada. Depois de haver desempenhado tão bem seu papel como assistente administrativa, ela descobriu que Deus tinha muito mais em mente para ela. 

Deixar de reconhecer as capacitações únicas que Deus depositou dentro de cada um de nós pode levar-nos a falhar em compreender e cumprir plenamente nosso potencial. Vemos esse princípio demonstrado em inúmeras partes na Bíblia. Por exemplo, no livro de Êxodo, depois que os israelitas foram libertos da escravidão e tirania dos egípcios, Deus identificou indivíduos específicos para desempenharem tarefas claramente definidas. Um deles, um homem chamado Bezalel, foi encarregado do projeto e criação dos implementos e instalações para o culto. 

Êxodo 31:1-3 diz: “Disse então o Senhor a Moisés: ‘Eu escolhi Bezalel...e o enchi do Espírito de Deus, dando-lhe destreza, habilidade e plena capacidade artística’”.  Vemos então Bezalel supervisionar e desempenhar a obra lindamente detalhada destinada a assistir os israelitas em seu culto regular ao Deus que havia provido para eles de maneira tão maravilhosa.  

Pensando em como o Senhor de forma única e específica dota cada um de nós, lembro-me de Eric Liddell, retratado no filme de 1981, “Carruagens de Fogo”. Liddell assumiu o compromisso de servir como missionário na China, mas também era um atleta talentoso. Em uma das cenas, depois de inadvertidamente ter perdido uma reunião de oração da igreja, por estar treinando para corrida, sua irmã Jenny o abordou zangada. Ela o acusou de não mais se importar com Deus.   

A resposta de Liddell foi humilde, embora direta. Ele explicou que tinha a intenção de ir para o campo missionário na China, mas também se sentia divinamente inspirado quando corria e que deixar de correr seria não honrar a Deus. No filme, ele diz: “Eu acredito que Deus me fez para um propósito, mas Ele também me fez rápido e, quando eu corro, sinto o Seu prazer.”  

Quando estamos trabalhando, sentimos o “prazer de Deus”? Como Bezalel, todos nós temos habilidades e conhecimento dados por Deus. Peça a Ele para revelá-los a você e os use para a Sua glória.

Próxima semana tem mais!

Rick Boxx é presidente e fundador da "Integrity Resource Center", escritor internacionalmente reconhecido, conferencista, consultor empresarial, CPA, ex-executivo bancário e empresário. Adaptado, sob permissão, de "Momentos de Integridade com Rick Boxx", um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã.  Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto (jcnieto20@gmail.com).

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2021 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

Questões Para Reflexão ou Discussão  

1. Você já considerou o trabalho que realiza como um “chamado”? O que o termo “chamado” significa para você e como acha que ele se aplica ao ambiente de trabalho dos dias atuais?

2. Você já parou para considerar quais habilidades inatas dadas por Deus você tem que talvez não esteja utilizando plenamente? Se ainda não o fez, como você poderia identificar quais habilidades e dons são esses e como explorar uma forma de começar a usá-los? 

3. O que, em sua opinião, significa “sentir o prazer de Deus” em algo que fazemos? Você acha que isso deveria ser verdadeiro para todos nós ou pensa que é uma experiência reservada somente para indivíduos escolhidos especialmente? Explique sua resposta.

4. Em quem você poderia pensar que esteja sendo bem-sucedido em reconhecer seus dons e habilidades inatos? Para você, o que se destaca nessa pessoa? 

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos Êxodo 31:1-6;  Provérbios 22:29; I Coríntios 12:12-25;  Colossenses 3:17, 23-24. 

 

 


Veja mais Maná da Segunda