Maná da Segunda

Maná da Segunda - Deve Ser Cada um por Si?



Por Jim Mathis

Ao buscarmos ganhar nosso sustento no mercado de trabalho contemporâneo, será que deveríamos adotar o lema “cada um por si”? Será que nossa atitude não deveria ser “estamos todos no mesmo time”? Esta pode ser uma das questões fundamentais da sociedade. Um princípio básico do capitalismo é que cada um deve correr sua própria corrida. Até mesmo na Bíblia, o apóstolo Paulo usa a corrida como uma metáfora para a vida. Em I Coríntios 9:24 ele diz: “Vocês não sabem que de todos os que correm no estádio, apenas um ganha o prêmio? Corram de tal modo que alcancem o prêmio.”

Lendo isso parece que ele está dizendo que todos deveriam correr sua própria corrida, sem se importar ou se preocupar com as outras pessoas. Mas será que é isso o que ele quis dizer? Na maioria dos países industrializados, pelos últimos 200 anos mais ou menos, as pessoas foram encorajadas a olhar por si mesmas. Estamos falando em termos de responsabilidade individual, e se alguém ficar para trás, é problema dele, e não nosso.

Infelizmente, essa atitude resultou em todo o tipo de mesquinharia. Tudo, desde racismo a escravidão e empréstimos predatórios aconteceram em nome do capitalismo e da compreensão generalizada do laissez-faire – uma questão de cuidar apenas de si mesmo. Até mesmo os cristãos geralmente usam a expressão “Relacionamento pessoal com Cristo”, o que sugere que se trata apenas de Jesus e o indivíduo.

Todavia, uma compreensão geral do ensinamento de Jesus mostra totalmente o oposto. Provavelmente estamos levando a metáfora de Paulo sobre corrida longe demais. Por exemplo, em Hebreus 10:24-25 vemos a advertência para estarmos juntos em espírito de unidade e cooperação: “E consideremos uns aos outros para nos incentivarmos ao amor e às boas obras. Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia.”

Viver em comunidade e ajudar uns aos outros é fundamental para todos os que desejam seguir a Cristo. Sabemos por Atos 2 que a igreja primitiva levava isso muito a sério, exibindo muitos exemplos de crentes que se ajudavam mutuamente, inclusive materialmente, para que ninguém do grupo passasse necessidades.

Em outras palavras, ao invés de “cada um por si”, sua convicção era “Todos estamos no mesmo time”. Em times esportivos, se um jogador insiste em marcar todos os pontos, não passa a bola para os outros ou se recusa a ajudar a equipe, todo o time acaba perdendo. Quando um time perde, todos da equipe perdem. Se o time vence, todos os jogadores compartilham a glória.

Muito tem sido escrito acerca dos benefícios dos relacionamentos fortes. As pessoas são mais saudáveis, vivem mais e são geralmente mais felizes se têm grandes amizades. É benéfico ajudar e encorajar uns aos outros.

Pessoalmente, uma grande mudança que aconteceu quando eu decidi seguir a Cristo foi deixar de ter uma existência egocêntrica e passar a ter uma vida centrada na comunidade. Minha vida mudou drasticamente para melhor quando deixei de olhar para mim mesmo e passei a descobrir formas de ajudar aos outros com um senso de comunidade. A vida foi de um esporte individual, como uma corrida, para um esporte de equipe, trabalhando e visando nosso benefício mútuo.

Não existe isso de “lobo solitário”, mesmo porque até mesmo lobos vivem em grupo – uma comunidade – para ajudar toda a matilha a prosperar. Como seres humanos seguidores de Cristo, somos chamados para estar no mesmo time, lutando para fazer do mundo um lugar melhor. Esta é uma forma de dar glória a Deus.

Próxima semana tem mais!

Texto de autoria de Jim Mathis, dono de um Estúdio de Fotografia em Overland Park, Kansas, USA, especializado em trabalhos corporativos, comerciais e artes dramáticas. Também dirige uma Escola de Fotografia. Jim é autor de "Câmaras de Alto desempenho", livro para pessoas comuns sobre fotografia digital. Foi dono de uma Cafeteria e Diretor Executivo do CBMC, em Kansas City, Kansas, Missouri. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de Juan Nieto..

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2020 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

Questões Para Reflexão ou Discussão

1. Você já ouviu a expressão “cada um por si”? Ao pensar em tal filosofia, o que ela significa para você?

2. Quais são as diferenças fundamentais entre a abordagem “cada um por si” e “estamos todos no mesmo time” em relação ao trabalho e a forma como interagimos com os outros – colegas de trabalho, empregados ou empregadores, clientes e fornecedores?

3. Em termos de fé, como você vê estas diferenças funcionarem num sentido real? Existe o perigo de enfatizar demais um “relacionamento pessoal com Jesus Cristo”? De que forma?

4. Como todos podem se beneficiar de uma abordagem mais voltada para o sentido de time, na forma como expressamos nossa fé, não apenas no ambiente religioso, mas também na esfera do trabalho onde somos chamados de “embaixadores de Cristo”?


Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 27:17; Eclesiastes 4:9-12; I Coríntios 3:9; 6:19; 12:12-27; II Timóteo 2:2.


Veja mais Maná da Segunda