Maná da Segunda

Maná da Segunda - Efeito Pigmaleão



Por Jim Langley

Em meados da década de 1970, quando trabalhava em recursos humanos, fui apresentado ao “Efeito Pigmaleão”, um conceito que enfatizava a importância de sempre “esperar o melhor” de seus empregados. Isto se baseava em um estudo de Robert Rosenthal e Lenore Jacobson, e também era conhecido como “Efeito Rosenthal”. Ele afirmava simplesmente que grandes expectativas sobre as pessoas geralmente levam a uma melhoria em seu desempenho. 

Esse fenômeno psicológico recebia o nome de um personagem mitológico grego, Pigmaleão, o qual, de acordo com a estória, se apaixonou por uma estátua de mármore que havia entalhado e que mais tarde ganhou vida. George Bernard Shaw levou a ideia um passo adiante em sua peça teatral, “Pigmaleão”, seguida pela versão para o cinema e um musical de Lerner e Loewe, com o nome de “My Fair Lady”. Inspirado pela ideia, durante os últimos 40 anos tenho exibido uma pequena placa em meu escritório, na qual se lê: “Espere Pelo Melhor”. Mesmo quando eu ainda não conhecia Jesus Cristo, acreditava que era útil ser lembrado que manter uma atitude positiva pode fazer uma diferença poderosa na vida das outras pessoas. Hoje, como seguidor de Jesus, posso ver um valor ainda maior nessa filosofia. 

As expectativas que mantemos sobre nós e as outras pessoas são menores do que as expectativas de Deus a nosso respeito.  Com tanto negativismo neste mundo facilmente ficamos desencorajados e deixamos de alcançar nosso verdadeiro potencial. Esperar pelo melhor tem se tornado mais natural para mim, já que sempre fui um otimista, uma daquelas pessoas que preferem ver o copo meio cheio e não meio vazio! Mas até mesmo para os pensadores mais positivistas, às vezes, fica difícil. 

Em minha carreira no ramo de venda de seguros, concentro o meu foco em marcar entrevistas, já que sei que serei bem-sucedido em atingir minha cota se simplesmente vir um número suficiente de pessoas a cada semana. Aprendi rapidamente a esperar o melhor e então escolhi um grande encorajador para a minha equipe: Jesus Cristo entrou em minha vida no oitavo mês de minha carreira, e Ele fez uma diferença imensurável para mim e para as pessoas com as quais trabalho. 

Nunca me deixei impressionar pela chamada “teologia da prosperidade”, mas entendi lendo a Bíblia que Deus espera o melhor de cada um de nós em tudo o que fazemos. Por este motivo endosso sinceramente as palavras do apóstolo Paulo em Colossenses 3:23-24: “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança.”

A Bíblia também ensina que a diligência e dedicação ao fazermos o nosso melhor serão reconhecidas: “Você já observou um homem habilidoso em seu trabalho? Será promovido ao serviço real; não trabalhará para gente obscura.” (Provérbios 22:29). 

Desde 1998 adotei o lema “Aqui Para Servir” e encerro a maior parte de minha correspondência com esta frase. Para mim ela serve como um lembrete permanente de que Deus espera que eu dê o meu melhor para Ele e para os meus clientes. Estou aqui antes de tudo para servir a Ele, mas também para ser útil para meus clientes. Ter a atitude e foco corretos fez uma tremenda diferença em minha carreira e após 32 anos gosto ainda mais de minha profissão do que gostava nos anos iniciais. 

Sabendo que Deus deseja e espera o nosso melhor, penso que seja importante fazermos a nós mesmos algumas perguntas difíceis: Estamos dando o melhor em nossa vida profissional?  Estamos dando o melhor para nossa família e nossos amados?  Estamos dando o melhor em tudo o que fazemos e em tudo o que somos? Estamos dando o nosso melhor para Deus?

Como temos êxito esperando pelo melhor? Penso que fazemos isto mantendo o foco no melhor. Como Filipenses 4:8 nos instrui:  Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.”

Próxima semana tem mais!

Texto de autoria de Jim Langley, agente e perito em seguros de vida (CLU), da New York Life, desde 1983. Membro ativo do CBMC Santa Bárbara, Califórnia, desde 1987. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes

 Questões Para Reflexão ou Discussão  

1. Você já ouviu falar no “Efeito Pigmaleão” ou assistiu à peça, viu o musical ou o filme “My Fair Lady”? Qual sua opinião sobre se esforçar para esperar o melhor dos outros?

2. Para você, o que significa saber que Deus espera o melhor de você, seja no trabalho, no lar ou em outras áreas pessoais?

3. Como podemos efetivamente esperar o melhor dos outros e comunicar isso a eles de forma positiva?

4. Como você responde às difíceis perguntas que o autor faz ao final deste Maná? Por quê?

Nota.: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos Provérbios 10:5; 27:23-27; 28:12; Gálatas 6:9-10; Filipenses 3:12-14; I Pedro 5:2-4.

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2013 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

 


Veja mais Maná da Segunda