Por Erenia Mendoza
A vida moderna frequentemente nos empurra para um ritmo frenético em busca de produtividade. Como consequência, saúde, relacionamentos e bem-estar espiritual podem ser negligenciados. Mas, aqueles de nós que são seguidores de Cristo no mercado de trabalho são chamados a se esforçar na busca de uma vida equilibrada, refletindo os valores do Reino de Deus em todas as áreas de nossa vida. A regra “8+8+8” apresenta um modelo simples para ajudar-nos a alcançar esse equilíbrio: 8 horas de trabalho, 8 horas de descanso e 8 horas de lazer e atividades pessoais. Com Deus no centro dessas áreas podemos viver intencionalmente e com propósito.
Trabalho (8 horas). A Bíblia nos ensina que o trabalho é um chamado divino. Em Colossenses 3:23, somos lembrados: “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens.” Quando aplicamos essa perspectiva o trabalho se transforma em uma maneira de adorar a Deus, servindo aos outros com excelência e dedicação. Em nosso trabalho, procuramos refletir os três H’s: Honestidade (Provérbios 12:22) – “O Senhor odeia lábios mentirosos, mas Se deleita com os que falam a verdade.” Humildade (Tiago 4:6) – “...Deus Se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes.” E Humor (Provérbios 17:22) – “O coração bem-disposto é remédio eficiente, mas o espírito oprimido resseca os ossos.” Esses princípios podem transformar o ambiente de trabalho.
O escritor Tim Keller escreveu: “Os cristãos devem estar totalmente engajados no trabalho como pessoas completas, dedicando suas mentes, corações e corpos inteiramente para realizarem o melhor trabalho possível na tarefa que têm à mão.” Quando colocamos Deus no centro do nosso trabalho tudo se torna uma expressão da Sua graça e propósito em nossa vida.
Descanso (8 horas). Deus nos ensina a descansar. O descanso não é apenas uma pausa, mas uma forma de renovação física, mental e espiritual. Em Êxodo 20:8-10, o mandamento para separar o tempo do Shabat nos lembra: “Lembra-te do dia de sábado para santificá-lo. Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos, mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor, o teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum...” O descanso é uma forma de confiar em Deus como nosso provedor e sustentador.
Aqui, os três S’s podem nos guiar: Silêncio (Salmos 46:10) – “Parem de lutar! Saibam que Eu sou Deus!” Solitude (Marcos 1:35): “De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus levantou-Se, saiu de casa e foi para um lugar deserto, onde ficou orando.” E Sábado (Êxodo 20:8-10). Dedique tempo para ouvir a voz de Deus, refletir sobre Sua Palavra e descansar em Sua Presença.
Lazer e atividades pessoais (8 horas). Deus nos criou para vivermos em comunidade e isso inclui momentos de lazer e relacionamentos interpessoais. Em Eclesiastes 3:1 somos lembrados: “Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu.” Lazer e atividades pessoais devem incluir tempo com a família, amigos e também com Deus.
Aqui podemos usar os três F’s: Fé (Hebreus 11:1) – “Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.” Família (Efésios 5:25) – “Maridos, ame cada um a sua mulher, assim como Cristo amou a Igreja e entregou-Se por ela.” E Amigos (friends, em inglês) – (Provérbios 17:17) – “O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade.” Eles nos ajudam a estarmos focados no que verdadeiramente importa, fortalecendo o nosso relacionamento com Deus, com os outros e conosco mesmo.
Seguindo a regra “8+8+8”, alinhada com os princípios bíblicos e os 3 F’s, 3 H’s e 3 S’s, descobrimos um caminho para viver vidas mais equilibradas e intencionais. Equilíbrio não é um luxo, mas uma necessidade para cumprirmos nosso propósito enquanto trabalhamos com excelência, descansamos com confiança e cultivamos relacionamentos que honram a Deus.
Próxima semana tem mais!
© 2025 Erenia Mendoza é Diretora Nacional do CBMC Brasil e membro da Equipe de Liderança Global do CBMC Internacional. Ela também atua no Comitê Executivo do CBMC para a América Latina. Nascida na Nicarágua e criada no Brasil, Erenia construiu sua carreira na indústria do entretenimento, especializando-se em Distribuição e Marketing para filmes e séries. Ela trabalhou com e para grandes estúdios, incluindo Sony Pictures e The Walt Disney Company, em toda a América Latina. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto (jcnieto20@gmail.com).
MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2025 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL
Questões Para Reflexão ou Discussão
1) Como você descreveria uma vida equilibrada?
2) O quanto você é bem-sucedido em atingir uma certa medida de equilíbrio e perspectiva apropriada sobre diferentes áreas de sua vida? Você acha que ter uma vida equilibrada soa como uma boa ideia, mas se trata apenas de pensamento positivo? Explique sua resposta.
3) Por que algumas vezes é tão difícil alcançar um equilíbrio apropriado entre trabalho, descanso e lazer e atividades pessoais? Quais são os obstáculos e ameaças para se desfrutar uma vida equilibrada?
4) Que papel, em sua opinião, a dimensão espiritual de nossa vida desempenha em nosso desejo e a tentativa de alcançar com sucesso uma vida equilibrada?
Nota: Desejando considerar outras passagens relativas ao tema sugerimos: Êxodo 35:30-31,35; Salmos 37:7; 46:10; Eclesiastes 5:18; 8:17; Marcos 6:31; Colossenses 3:17.
Desafio Para Esta Semana
Se você se der conta de que o equilíbrio trabalho/descanso/lazer em sua vida não é o que deveria ser, pode ser difícil encontrar tempo para avaliar como os seus dias têm sido gastos. Contudo, se você não começar a trabalhar para atingir o equilíbrio desejado, isso nunca acontecerá por si mesmo.
Tente agendar tempo para encontrar-se com um mentor, conselheiros confiáveis ou o seu grupo do CBMC para discutir onde você se encontra a esse respeito e onde você gostaria de estar. Esteja disposto a considerar sugestões e conselhos.