Maná da Segunda

Mana da Segunda - Fazer Escolhas Éticas Em Um Mundo Cinzento



Por Stephen Graves

Algumas pessoas veem todas as coisas em preto e branco, certo e errado, bem ou mal. Outras, veem um oceano cinzento, sem que nada esteja plantado firmemente de um lado ou do outro. A vida seria mais fácil se as Escrituras contivessem uma resposta clara para cada possível dilema ético. Mas, simplesmente, esse não é o caso. Na verdade, a Bíblia nem mesmo dá uma resposta definitiva para cada questão ética discutida em suas páginas. Assim sendo, como um seguidor de Jesus Cristo consciente deveria fazer as escolhas certas enquanto atravessa essas enganosas áreas cinzentas da vida?  

Todos respondem ao mesmo padrão ético quando se trata dos mandamentos bíblicos. Por exemplo, “Não roubarás”, não se aplica somente ao caixa da loja de conveniência local. Ele se aplica a todos – rico ou pobre, jovem ou velho. Além dos mandamentos bíblicos óbvios, entretanto, existe um mundo de preferências, opções e opiniões no qual o que é certo para uma pessoa pode não ser aceitável para outra.

O que se faz necessário, então, é um filtro para ajudar a fazer as escolhas éticas sobre questões que não são abordadas diretamente em nenhuma passagem bíblica. Nós não podemos simplesmente ver o que diz a lei, porque ela, às vezes, afirma o que é permitido, mas não diz se deveríamos sempre fazer desse modo. Como disse Potter Stewart, da Suprema Corte de Justiça dos EUA, “Ética é saber a diferença entre o que você tem o direito de fazer e o que é certo fazer”. 

Que filtro nós deveríamos usar? Existem muitos recursos, mas eu aprecio as verdades encerradas nas Escrituras que podem ser aplicadas a várias situações. Meu filtro pessoal para viajar diariamente através da paisagem ética vem de duas passagens do Novo Testamento: Romanos 14 e I Coríntios 10:23-33.  

Ambas falam a respeito dos seguidores de Cristo, se eles deveriam ou não comer da carne oferecida aos ídolos. Não se trata de uma preocupação relevante no ambiente de trabalho atual, mas princípios e questões que guiaram o apóstolo Paulo na discussão dessa matéria também podem ser aplicados a inúmeras áreas cinzentas nos dias de hoje.  

1. É permitido? (Se houver um mandamento bíblico claramente contrário, então não é permitido.)

2. Produzirá paz e melhora mútua?

3. É benéfico, proveitoso ou construtivo?

4. Leva em consideração o bem alheio?

5. Servirá de tropeço para outro crente?

6. Honra o nome e a reputação de Deus?

Um “não” a qualquer uma destas perguntas significa um “não” como resposta na decisão. Dessa forma, estas perguntas servem como uma espécie de âncora. O desafio, porém, é não fazer isso apenas uma vez, mas várias vezes, construindo, assim, a memória do nosso músculo ético. O comportamento ético não pode ser uma decisão de última hora. Como o filósofo grego Aristóteles disse: “Nós somos o que fazemos repetidamente.” 

Nosso limite ético precisa estar afiado. Nosso zelo pela verdade, pelo bem e pela beleza deve permanecer forte. N. T. Wright, estudioso inglês do Novo Testamento, colocou isso da seguinte maneira: “A ética cristã não é uma questão de descobrir o que está acontecendo no mundo e ficar em sintonia com ele. Não é uma questão de conquistar o favor de Deus. Não se trata de tentar obedecer a livros de regras empoeirados de muito tempo atrás ou de muito longe. Trata-se de praticar, no presente, as canções que vamos entoar no novo mundo de Deus.”

Próxima semana tem mais!

Dr. Stephen R. Graves descreve-se como um estrategista organizacional, teólogo pragmático e capitalista social. Ele aconselha executivos e empresários, bem como jovens empreendedores. Ele é autor de inúmeros livros e muitos artigos e um orador público. Seu site é www.stephenrgraves.com. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto (jcnieto20@gmail.com).

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2021 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: adm.mana@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.

Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um e-mail para adm.mana@cbmc.org.br escrevendo "REMOVER" no campo de assunto.

Questões Para Reflexão ou Discussão  

1. Em sua opinião, qual a situação da tomada de decisão ética no mercado de trabalho atual? Você acredita que muitas pessoas são guiadas pelo que tem sido chamado de “ética situacional”? De que modo?

2. Onde você se encaixa no que diz respeito a comportamento ético: você acha que a maioria das questões são preto e branco, certo e errado, ou muitas delas entram na categoria “daquelas áreas cinzentas da vida”? Dê alguns exemplos.

3. Como você resolve dilemas éticos ao enfrentá-los? Você consulta amigos e colegas confiáveis para conhecer a perspectiva deles? Que outros recursos você procura?

4. Como você vê a Bíblia como fonte de sabedoria para tomar decisões éticas? Você acredita que ela permanece relevante e prática para o mercado de trabalho do século XXI ou considera seus princípios e ensinamentos ultrapassados e irrelevantes? Explique sua resposta. 

 

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Salmos 1:1-3; Provérbios 11: 1, 3, 14:  12:15;  15:22;  19:20;  20:10, 18, 23;  II Timóteo 3:16-17. 

 

 


Veja mais Maná da Segunda