Maná da Segunda

Maná da Segunda - Já Pensou Como Você Chegou Onde Está?



Por Robert J. Tamasy

Você já parou para refletir nos eventos aparentemente casuais que contribuíram para que você esteja onde está profissionalmente neste momento? Quer estejamos simplesmente começando uma carreira, no meio do caminho ou nos aproximando do final de nossa vida vocacional, muitos foram os fatores que influenciaram a forma como chegamos ao momento presente. 

Pessoalmente, quando comecei a faculdade, embora eu gostasse de escrever, jamais havia considerado isso como sendo uma opção de carreira profissional. Entretanto, quando o instrutor de minha primeira aula de inglês me encorajou destacando meu potencial como escritor, pensei que ali poderia estar o meu futuro. Essa conscientização, porém, fez com que eu me transferisse para outra universidade que oferecia um currículo respeitável para aspirantes a jornalistas.  

Lá tive alguns professores que me influenciaram de forma positiva, estimulando-me a escolher o jornalismo como minha carreira. Certa vez, depois de diversas tentativas infrutíferas, tive a oportunidade de entrevistar um líder proeminente do quadro da faculdade. Por que ele havia finalmente concordado em ser entrevistado por mim?  Ele me ensinou um princípio que jamais esqueci – e tenho usado com frequência desde então: “Persistência neutraliza a resistência.”

Meu primeiro emprego em jornal foi o de editor de uma pequena publicação comunitária. Isso equivale a dizer que eu era não somente o editor, mas também repórter da autoridade local, repórter esportivo, colunista, redator editorial e fotógrafo.  Se eu tivesse obtido um emprego em um jornal maior, provavelmente estaria incumbido de desempenhar um papel especializado, tal como editor de cópia, ou repórter nas batidas policiais ou da prefeitura, e até mesmo escritor de obituários. Eu não teria recebido um conhecimento tão variado e equilibrado como o que recebi em um jornal menor e de menor prestígio. 

Em cada um dos meus empregos durante minha carreira jornalística de 10 anos, trabalhei com veteranos da área, perspicazes e experimentados, que muito me ensinaram. Esse “tesouro” de treinamento e experiência serviu como preparação para os meus 20 anos nos quadros da CBMC-USA e CBMC Internacional como editor e diretor de publicações e para o trabalho que tenho feito ao longo dos anos que se seguiram.  

Há uma piada sobre alguém pedindo a um residente local informações sobre como chegar a outro destino. O nativo olha para ele e diz: “Você não pode chegar lá partindo daqui.” Em um sentido bastante real, minha carreira reflete isso. Eu não poderia ter alcançado cada um dos novos estágios de minha carreira sem primeiro ir a outro lugar, geralmente a um emprego que eu não tinha considerado antes, se as circunstâncias não tivessem me apontado aquela direção. 

O que me leva a concluir: Quer tenhamos na ocasião consciência disso ou não, Deus estabelece para Seus filhos cada passo que eles dão na vida, profissional e pessoalmente, por Sua grande sabedoria e planos e propósitos especiais para nós. Aqui estão dois dos princípios que aprendi ao longo do caminho:

Confiantes, embora não conheçamos o caminho.  Admito que frequentemente questionei por que tinham me oferecido este trabalho e não aquele, e por que oportunidades para as quais me sentia plenamente qualificado não me foram apresentadas. Depois de ter confiado a minha vida a Jesus Cristo por meio da fé, descobri que o Senhor tem um entendimento muito maior daquilo que é melhor para mim do que eu tinha. “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e Ele endireitará as suas veredas.” (Provérbios 3:5-6).  

Agarrando-se à fé diante das incertezas futuras.  Se dependesse de mim, minha vida e carreira poderiam ter sido bem diferentes da forma como se desdobraram. Sou grato por Deus saber exatamente como Ele planejou que eu fosse e como eu poderia servi-lO melhor. “Porque sou Eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.” (Jeremias 29:11).  

Próxima semana tem mais!

Robert J. Tamasy, é jornalista, editor e escritor, e autor de "Business at Its Best: Timeless Wisdom from Proverbs for Today's Workplace" e "Tufting Legacies" (ainda não traduzidos para o português). Em co-autoria com David A. Stoddard escreveu "The heart of Mentoring" e tem editado numerosos outros livros, incluindo "Advancing Through Adversity", por Mike Landry. Tamasy mantém um site www.bobtamasy-readywriterink.com e um blog atualizados semanalmente www.bobtamasy.blogspot.com. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto.

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2022 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

Questões Para Reflexão ou Discussão  

1. Você já imaginou porque os eventos aconteceram desta ou daquela forma ao longo de sua carreira, seja ela curta ou longa? Você já teve dúvidas se estava na rota certa? Explique sua resposta.

2. Quais eventos ou pessoas tiveram a maior influência para direcionar você ao lugar em que se encontra hoje? Se tivesse a oportunidade, que mudanças você faria? Por quê?

3. Você pode pensar em momentos de sua carreira em que tomou consciência de que Deus tinha envolvimento direto no que havia acontecido? Como foi isso para você? 

4. Como podemos nos tornar mais diligentes em buscar a direção de Deus para tomar decisões importantes no tocante à nossa carreira, bem como para as necessidades e problemas do cotidiano? 

 

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Salmos 37:3-7, 34; Provérbios 11:14;  15:22;  19:20;  Isaías 40:31;  41:10;  João 10:10.

 

 


Veja mais Maná da Segunda