Maná da Segunda

Maná da Segunda - Lembre-se de Ser Grato - O Tempo Todo



Por Robert J. Tamasy

Pelo que você é grato? Sua carreira, sua família, sua saúde, prosperidade financeira? Com que frequência você faz uma pausa para ponderar e refletir sobre as coisas positivas em sua vida – para ser sinceramente grato? E quando você verdadeiramente agradece a quem ou o que você expressa sua gratidão?

Para muitas pessoas nos Estados Unidos esta semana assinala dois acontecimentos importantes: o início oficial das festividades do Natal (embora para muitos varejistas isso comece em meados de agosto), e a observância do Dia de Ação de Graças, um feriado no qual homens, mulheres e crianças apresentam seus agradecimentos pelas bênçãos em suas vidas. Para alguns, é tempo de voltar sua atenção para Deus, Aquele que dispensa essas bênçãos. Outros dirigem sua gratidão para outros focos – talvez para a boa sorte, seus próprios esforços ou circunstâncias aleatórias.

Pessoalmente, eu apresento meus agradecimentos a Deus, Aquele que a Bíblia descreve como o Criador, provedor e sustentador de tudo o que existe, tudo o que já existiu e ainda há de existir. Eu reconheço que possuo certos dons e habilidades, mas também compreendo que nada fiz para obtê-los. E certamente não poderia comprá-los em nenhum lugar. Eu creio que o Senhor os deu a mim para que eu os desenvolvesse e usasse para Sua glória. E por isso, e muitas outras coisas, agradeço a Ele.

Ao mesmo tempo, não creio que a gratidão devesse estar restrita a um dia ou período em particular. Um dos primeiros versículos da Bíblia que aprendi adverte: “Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.” (I Tessalonicenses 5:18). Eu entendo que esse “em todas as circunstâncias” ou “em tudo” (como diz outra tradução) significa...em todas as circunstâncias. Em tudo.

Então, isso significa que devemos agradecer não apenas pelas coisas boas que acontecem em nossa vida – aquilo que geralmente definimos como nossas “bênçãos” – mas também pelas circunstâncias difíceis, até mesmo dolorosas. Outra passagem apresenta isso da seguinte maneira: “...em tudo, pela oração e súplicas, com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.” (Filipenses 4:6).

É fácil sentir gratidão nos momentos em que todas as coisas parecem estar indo bem. Todas as contas estão pagas, temos roupas mais do que suficientes para vestirmos, um teto sobre nossa cabeça e comida na geladeira, não temos nenhum problema de saúde, achamos nosso trabalho agradável e recompensador. Como alguém diria, “Tudo vai bem!”

Contudo, temos aprendido que na vida ocorrem reveses e adversidades. Emergências surgem, transtornando nosso orçamento. Nós ou alguém que amamos recebe um diagnóstico médico preocupante. Nosso trabalho se torna enfadonho, frustrante, até mesmo angustiante – embora não tenhamos melhores opções. Como permanecer gratos em tempos assim? Eu penso que encontramos a resposta para isso nas Escrituras. Nosso foco deve estar concentrado em Deus - Aquele que promete que sempre estará conosco e satisfará nossas necessidades - e não em nossas circunstâncias, não importa o quanto elas sejam problemáticas.

Em um Salmo muito conhecido o escritor descreve inúmeros reveses e admite: “Na minha angústia clamei ao Senhor; ...” e então, ele acrescenta “...e o Senhor me respondeu, dando-me ampla liberdade. O Senhor está comigo, não temerei. O que me podem fazer os homens?” (Salmo 118:5-6). Sendo assegurado disso, tanto no início como no final desse Salmo ele é capaz de exortar seus leitores: “Deem graças ao Senhor, porque Ele é bom; o Seu amor dura para sempre.” (Salmos 118:1, 29).

Quando confiamos em que Deus está no controle, podemos dar graças a Ele nos momentos bons e nos maus. Podemos fazer como outro Salmo nos diz: “Entrem em Suas portas com ações de graças, e em Seus átrios, com louvor; deem-Lhe graças e bendigam o Seu nome.” (Salmos 100:4).

Próxima semana tem mais!

Robert J. Tamasy, é jornalista, editor e escritor, e autor de "Business at Its Best: Timeless Wisdom from Proverbs for Today's Workplace" e "Tufting Legacies" (ainda não traduzidos para o português). Em co-autoria com David A. Stoddard escreveu "The heart of Mentoring" e tem editado numerosos outros livros, incluindo "Advancing Through Adversity", por Mike Landry. Tamasy mantém um site www.bobtamasy-readywriterink.com e um blog atualizados semanalmente www.bobtamasy.blogspot.com. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de Juan Nieto.

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2019 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

Questões Para Reflexão ou Discussão

1. Novamente, pelo que você é grato em sua vida?

2. Existem dificuldades ou circunstâncias em sua vida em que você ache difícil descobrir uma certa medida de gratidão? Quais são e como você tem lidado com elas?

3. Como você reage ao ler certas passagens bíblicas que nos dizem para “dar graças em todas as circunstâncias” ou em “qualquer situação”? Como isso pode ser possível?

4. Como o fato de mudar o nosso foco tirando-o das circunstâncias difíceis ou desafiadoras e colocando-o em Deus – Aquele que as Escrituras descrevem como “bom, cujo amor dura para sempre” – pode mudar nosso sentimento de gratidão ou de falta dela? Explique sua resposta.

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Salmos 95:1-2; 147:1, 7; Daniel 6:10; Efésios 5:19-20; Colossenses 3:17.

 

 


Veja mais Maná da Segunda