Maná da Segunda

Maná da Segunda - Mensagem de Deus Para o Mercado de Trabalho Global



Por Por Robert J. Tamasy

Há mais de 26 anos, Tim Philpot, na época servindo como Presidente do CBMC Internacional, concebeu a ideia de uma meditação semanal voltada para o mercado de trabalho chamada “Maná da Segunda”. Inicialmente, ela era enviada por fax, sendo expedida todas as Segundas-Feiras pela manhã a todos que a solicitassem, tendo por objetivo encorajar, desafiar e inspirar os leitores a ver seus papéis e responsabilidades no mercado de trabalho através de uma perspectiva bíblica. 

Desde então, o impacto do Maná da Segunda cresceu exponencialmente. Ele se beneficiou dos avanços tecnológicos, agora sendo distribuído ao redor do globo principalmente via e-mail, bem como ficando disponível através do website do CBMC Internacional, www.cbmcint.org. Graças aos esforços fiéis e dedicados de tradutores voluntários em todo o mundo, o Maná da Segunda agora pode ser lido em mais de 20 línguas em dúzias de países nas Américas do Norte e do Sul, Europa, Ásia, África e Austrália. 

Iniciando um novo ano, esperamos que a utilização do Maná da Segunda continue crescendo, servindo como um lembrete semanal do que significa ser “a luz do mundo” (Mateus 5:14) no mercado de trabalho global. Poderíamos dizer que a missão do Maná da Segunda é resumida por Salmos 96:3 que diz: "Anunciem a Sua glória entre as nações, Seus feitos maravilhosos entre todos os povos."

Ao longo dos próximos 12 meses planejamos continuar abordando questões cotidianas da vida real do mundo profissional e empresarial, mostrando a relevância e aplicação prática dos ensinamentos da Bíblia nesses tópicos. Aqui está uma breve revisão do que as Escrituras dizem sobre o mercado de trabalho do século XXI, a despeito da língua ou cultura. Para alguns de nós, esta será uma informação nova, mas para outros servirá como lembrete útil: 

Somos colocados onde estamos para servir a Deus.  Geralmente vemos nosso trabalho pela perspectiva daquilo que o nosso chefe espera, ou de nossos clientes, ou os acionistas de nossa companhia. Nós devemos levá-los em consideração, mas a Bíblia diz que temos um chamado ainda mais elevado: “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo.” (Colossenses 3:23-24). 

Somos chamados a fazer o nosso trabalho de comum acordo com Deus.  Quando nos encontramos, algumas vezes, imaginando o que Deus está fazendo no mundo, as Escrituras nos fazem lembrar que somos chamados a oferecer nosso tempo, nossos talentos, experiência e perícia para participar das coisas que Ele está fazendo. “Pois nós somos cooperadores de Deus; vocês são lavoura de Deus e edifício de Deus.” (I Coríntios 3:9). 

Somos responsáveis por representar Deus onde trabalhamos.  Assim como alguém representa seu país como embaixador perante outra nação, nós também somos chamados a ser embaixadores – para Deus.  “Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o Seu apelo por nosso intermédio. Por amor a Cristo lhes suplicamos: Reconciliem-se com Deus.” (II Coríntios 5:20). 

Devemos refletir a diferença que Deus está fazendo em nossa vida.  Se Deus está transformando nossa vida, isso deve se refletir externamente tanto por nossa atitude como por nossas ações. Devemos ser conhecidos como pessoas com honestidade, excelência, amor, alegria, paciência, bondade e domínio próprio, todos entre os muitos atributos de Deus. “A retidão protege o homem íntegro, mas a impiedade derruba o pecador.” (Provérbios 13:6).

Próxima semana tem mais!

Robert J. Tamasy, é jornalista, editor e escritor, e autor de "Business at Its Best: Timeless Wisdom from Proverbs for Today's Workplace" e "Tufting Legacies" (ainda não traduzidos para o português). Em co-autoria com David A. Stoddard escreveu "The heart of Mentoring" e tem editado numerosos outros livros, incluindo "Advancing Through Adversity", por Mike Landry. Tamasy mantém um site www.bobtamasy-readywriterink.com e um blog atualizados semanalmente www.bobtamasy.blogspot.com. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto.

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2023 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL.

Questões Para Reflexão ou Discussão  

1) Há quanto tempo você vem lendo o Maná da Segunda? Que impacto ele exerceu em sua vida? Ele o influenciou a procurar ser mais fiel servindo a Deus no ambiente de trabalho?

2) De que formas você poderia contrastar ou diferenciar os ensinamentos e princípios desta meditação semanal para o mercado de trabalho, a qual chamamos de Maná da Segunda, com os princípios e práticas que você observa serem consistentes no mercado de trabalho do século XXI? 

3) O que significa para você aprender ou considerar que você foi colocado no trabalho que tem neste momento para servir a Deus? Você crê que isto é verdadeiro? Por quê?

4) Em Mateus 5, Jesus Cristo disse a Seus seguidores que eles eram “a luz do mundo” e “o sal da terra”. Em sua visão, o que isso significa – como deveria ser – enquanto desempenhamos nossos papéis e responsabilidades diários no ambiente de trabalho?  

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema sugerimos: Provérbios 1:7; 4:23; 6:20-23; 13:9; 14:16; 16:3; 21:2,5; 22:4,29; 25:13. 

 

Desafio

Viver a fé em Jesus Cristo é desafiador, não importa o ambiente em que trabalhamos e vivemos. É de ajuda contar com uma ou mais pessoas que tenham o mesmo modo de pensar e em quem possamos achar suporte, encorajamento e, quando necessário, correção. Provérbios 27:17 diz: “Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro.” Nesta semana, ore a respeito de quem poderia ser essa pessoa (ou pessoas) para você. Se você já tem um relacionamento assim, considere uma forma de utilizá-lo ainda mais efetivamente como “Embaixadores de Cristo”

 


Veja mais Maná da Segunda